agencia

Notícias

Atualizado em 23/09/2017 às 11h51

Escola tradicional da capital U.E.B. Bandeira Tribuzzi é entregue reformada pelo prefeito Edivaldo

Unidade foi entregue totalmente requalificada com melhorias estruturais, novos equipamentos e melhores condições de ensino; reforma integra o programa 'Educar Mais'

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Escola tradicional da capital U.E.B. Bandeira Tribuzzi é entregue reformada pelo prefeito EdivaldoAmbiente adequado, equipado e mais digno à aprendizagem para centenas de alunos matriculados na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi, no Centro. A exemplo de outras mais de sessenta escolas municipais, a unidade foi entregue totalmente requalificada com melhorias estruturais, novos equipamentos e melhores condições de ensino. O prefeito Edivaldo entregou a escola - tradicional unidade de ensino da capital maranhense - em solenidade realizada na manhã deste sábado (23). O gestor estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais, autoridades e comunidade escolar.

"Esse conjunto de obras e ações tem por meta transformar a educação do município e garantir um ambiente melhor e mais adequado a milhares de estudantes e, também, aos professores. É um momento único em nossa cidade, onde a rede de ensino se renova para atender melhor à comunidade estudantil. Com mais essa entrega damos continuidade ao cronograma de reforma das escolas da rede. Essa escola recebeu toda a atenção e cuidado pela sua arquitetura, tradição e importância histórica. Assim estamos conduzindo o trabalho com entusiasmo e amor por nossa cidade", disse o prefeito Edivaldo sobre as obras na escola.

A reforma integra o programa de valorização da educação promovido pela Prefeitura na gestão do prefeito Edivaldo com o programa 'Educar Mais", um conjunto de ações que inclui a reforma de prédios escolares e ações como a implantação do Sistema Municipal de Avaliação de São Luís, que visa melhorar os índices educacionais do município, bem como fortalecer a formação continuada dos professores.  

"Fico muito feliz com mais esse avanço. A reforma das escolas é uma pauta da comunidade e ter este prédio recuperado, revitalizado nos estimula e anima para seguir em frente. As dificuldades enfrentadas são muitas, mas o prefeito Edivaldo vem conseguindo avançar e mudar esse cenário de impasses, tendo ao seu lado uma equipe batalhadora e compromissada. Esse trabalho de recuperação da rede é essencial para a melhoria da educação", disse o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Para o secretário de Educação (Semed), Moacir Feitosa, as ações do 'Educar Mais' somam para melhorar indicadores sociais e promover um ensino de qualidade e referência. "Esta escola é um bem do patrimônio da capital e a reforma foi um desafio que respeitou a arquitetura e a estrutura secular do prédio. Agora, os professores e estudantes têm uma escola renovada, assim como as demais do cronograma, graças ao trabalho firme do prefeito Edivaldo, que mantém as obras, apesar da crise que atropela o país. Melhorar escolas é uma ferramenta crucial para melhorarmos os indicadores educacionais, para termos um melhor diagnóstico sobre o aprendizado de nossos alunos e da educação municipal de modo geral. Com estrutura, condições adequadas de ensino e equipamentos, a educação se fortalece", disse o secretário.

Participaram ainda do evento os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos(Semosp), Antonio Araújo e de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro; presidente da Agência Estadual Metropolitana (Agem), Pedro Lucas; vereadores Gutemberg Araújo e Paulo Victor; professores, alunos e familiares, além de lideranças estudantis.

"Um ambiente climatizado, equipado, estruturado é estimulante para os estudantes que têm a tendência de se concentrarem mais no aprendizado. As condições adequadas são fundamentais para o aproveitamento do conteúdo e domínio maior dos alunos. A gestão vem promovendo uma mudança importante na educação do município e apoiamos essas intervenções para melhoria da educação", enfatizou a diretora geral da unidade, Lana Dolores Cardoso.

ESTÍMULOS

Para quem vai usufruir da nova estrutura, o ambiente mais digno favorece o aprendizado. "O prédio novo está maravilhoso. É outra sensação. Eu me sinto mais estimulada, com mais vontade de aprender e sinto orgulho da minha escola. Dá gosto estudar em uma escola assim", afirmou Rebeca Paixão, 14 anos, estudante do 9° ano. Para a mãe, Juelina Paixão, 40 anos, "a escola reflete a educação que todo estudante quer e precisa e que eles sejam os primeiros a valorizar e preservar esta estrutura".

Ex-aluna da escola e agora integrante do quadro de professores, Célia Regina Marques, falou da felicidade de ver o prédio recuperado. "A gente revive a adolescência e se alegra por estar colaborando, agora como mestre que ensina o caminho para essa nova geração. A restauração da escola nos estimula e motiva por poder proporcionar uma melhor aprendizagem aos nossos jovens", observou a professora. 

ESTRUTURA

As intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís transformaram a unidade que ganhou salas climatizadas, ampliação do espaço e novos materiais. O prédio recebeu melhorias na rede elétrica, hidráulica e hidrossanitária; manutenção de toda a instalação predial; restauração total dos telhados; colocação de novo piso e pintura; e recuperação das salas de aula.

Foram instalados 15 aparelhos de ar-condicionado, nas salas de aula, dos professores, diretoria e biblioteca. A quadra ganhou nova pintura, cobertura de segurança com tela e novas marcações para as práticas esportivas.

A U.E.B. Bandeira Tribuzzi oferece Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. São 389 alunos regularmente matriculados, distribuídos em 14 turmas. Toda a obra de reforma e climatização foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de São Luís. Durante os serviços, professores e alunos desenvolveram as atividades em prédio na Rua Rio Branco, Centro.

HOMENAGEM

A escola homenageia o intelectual Bandeira Tribuzi, pseudônimo de José Tribuzi Pinheiro Gomes, professor, humanista, jornalista, músico, compositor e poeta. Filho de pai português, até 1946 viveu em Portugal, estudando na Universidade de Coimbra. Ele nasceu em 2 de fevereiro de 1927 em São Luís e faleceu em 8 de setembro de 1977.

O prédio data de 1816 e abrigava o Colégio Conceição de Maria. A escola Bandeira Tribuzzi, que funcionava em prédio na Rua Afonso Pena, no Centro, está na atual sede desde 1982. Toda a estrutura é de pedra, resistente e firme e a reforma foi realizada respeitando a arquitetura do prédio histórico, uma bela construção, com fachada de azulejo português, do século XVIII.

Outras unidades entregues este ano foram as U.E.Bs Alberto Pinheiro (Centro), Hortência Pinho (Coqueiro), Tom e Jerry (Vinhais), Henrique de La Rocque (Vila Embratel), Menino Jesus de Praga (Vinhais), Meus Amiguinhos (Quebra Pote), Maria José Vaz dos Santos (João de Deus), José Assub (Santa Cruz), São José de Itapera (Itapera), Professor Luzenir Mata Roma (Vila Nova República), Rosilda Cordeiro (Quebra Pote); São José e Cleonice Lopes (Itapera); Casa Agricultura Familiar Rural (Santa Helena/ Quebra Pote).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem