agencia

Notícias

Atualizado em 25/09/2017 às 17h00

Prefeitura promove ação para recolhimento de resíduos volumosos nos bairros Ilhinha e São Francisco

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove ação para recolhimento de bagulhos volumosos na Ilhinha e São FranciscoDe quarta-feira (27) a sexta (29) de setembro, a Prefeitura de São Luís realiza uma grande ação de limpeza nos bairros São Francisco e Ilhinha. Para isso, pede colaboração dos moradores para que ponham os chamados "entulhos volumosos" - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, garrafas, entre outros entulhos - na frente de suas casas para serem recolhidos durante a ação. O trabalho será executado por diversos órgãos da Prefeitura sob a coordenação da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, da Secretaria Municipal de  Saúde (Semus), com o apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegipty e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. Os bairros São Francisco e Ilhinha somam cerca de 6 mil domicílios e mais de 20 mil moradores. A Avenida Ferreira Gular, na Ilhinha, tem pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, apesar da coleta ser diária e realizada duas vezes ao dia na localidade.

A ação de limpeza combaterá as chamadas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o coordenador municipal de Controle às Arboviroses, Pedro Tavares,  a ação tem como principal foco conscientizar sobre os perigos das doenças causadas por mosquitos e a importância da prevenção, especialmente contra o Aedes aegypti. "Por orientação do prefeito Edivaldo temos realizado ações efetivas e intensivas de combate ao causador dessas doenças que tanto penalizam a população", declarou Tavares.

AÇÕES

Durante os três dias, a partir das 8h, agentes de controle de arboviroses visitarão todas as ruas e avenidas do São Francisco. Na programação estão previstas atividades como nebulização espacial com o carro fumacê, visitas às residências, colocação do "Selo Legal" em estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção. Nos locais em desacordo com as normas, os proprietários são notificados e recebem orientação com relação às práticas que devem ser adotadas no estabelecimento.

Será feito ainda o recolhimento de bagulho volumoso e pneus. "Temos um trabalho constante de limpeza urbana na região do São Francisco. Um exemplo é a coleta realizada duas vezes por dia na Avenida Ferreira Gular, onde o descarte irregular de resíduos ocorre de forma sistemática. No início deste mês inauguramos também o Ecoponto Jardim Renascença, fortalecendo as ações de limpeza na região", informou Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

No Código de Postura do Município de São Luís (Lei 1.790), um conjunto de leis sancionado em maio de 1968, a higiene pública é enfocada no Título II. O Art.25 define que "os moradores são responsáveis pela limpeza de passeio e sarjeta fronteiriços à sua residência". Nos dois parágrafos do artigo referido, fica esclarecido que a "lavagem ou varredura do passeio e sarjeta" deverá ocorrer em hora conveniente e de pouco trânsito, e proíbe absolutamente que se varra o lixo ou detritos sólidos de qualquer natureza para os ralos dos logradouros públicos".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reortagem