agencia

Notícias

Atualizado em 25/09/2017 às 17h59

Lançado pela Prefeitura aplicativo Meu Ônibus contabiliza mais de 106 mil downloads

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Lançado há seis meses pela Prefeitura, aplicativo Meu Ônibus contabiliza mais de 106 mil downloadsLançado há pouco mais de seis meses pela Prefeitura de São Luís, o aplicativo Meu Ônibus já ultrapassa os 106 mil downloads. A ferramenta veio facilitar a vida dos que utilizam o sistema de transporte público na capital. Com o aplicativo, o passageiro consegue ter acesso fácil e rápido ao horário do ônibus tendo a possibilidade de escolher a parada mais próxima e se deslocar quando o veículo estiver próximo do ponto.

O Meu Ônibus é mais uma das diversas ações da Prefeitura de São Luís para melhoria na mobilidade urbana e oferecer ao usuário um transporte público de mais qualidade. Na lista de medidas para requalificar e modernizar o sistema de transporte está a atualização dos validadores; a implantação dos GPS nos ônibus; e de serviços como a Biometria Facial, Recarga Embarcada, Cartão Criança e Bilhete Único e a renovação da frota de ônibus. Além disto, a gestão municipal realizou mudanças em traçados geométicos de avenidas da capital, minimizando congestionamentos.

Entre os benefícios do aplicativo Meu Ônibus estão economia de tempo e a garantia de mais segurança no uso do serviço de transporte coletivo. "O aplicativo foi pensado para facilitar a vida do passageiro e gerar mais eficiência na aplicação do serviço oferecido pela Prefeitura. E temos conseguido esse êxito. A ferramenta é mais uma medida concreta da gestão do prefeito Edivaldo para melhorar e qualificar o sistema público de transporte e foi aprovado pela população", enfatiza o secretário de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

O Meu Ônibus está disponível gratuitamente para os cerca de 760 mil usuários do transporte coletivo em São Luís. Quem o utiliza confirma a praticidade, agilidade e acerto das informações apontadas. "Eu uso e aprovo. É fácil e certeiro. Realmente agiliza e facilita para a gente que utiliza o transporte público. Antes, eu esperava muito tempo e nem sabia que horas o ônibus ia passar. Agora, só venho para a parada poucos minutos antes e rapidamente chega o coletivo", disse a estudante Amanda Cardoso Silva, 23 anos.

O aplicativo facilita muito para quem depende do transporte coletivo e é bem mais seguro ao passageiro, avalia o universitário Gabriel Henrique Santos Pinho, 21 anos. "Eu conheço e já utilizei muito. Realmente traz economia de tempo e é mais seguro porque a pessoa não precisa passar horas em paradas esperando, muitas vezes sem saber que horas vai pegar o ônibus", disse o estudante.

AGILIDADE

Diversos estudos e testes foram realizados com o objetivo de garantir a precisão dos dados ao passageiro. Ferramenta completa, o aplicativo informa a linha que passa no local, a aproximação do ônibus, o tempo em que ele vai chegar, para onde o passageiro quer ir e o tempo que vai demandar para chegar no destino escolhido.

Os dados do aplicativo são obtidas por GPS instalados nos mais de 930 ônibus do sistema indicando horário de chegada em cada uma das 1.400 paradas da capital. Pode ser baixado pelos aplicativos Google Play em aparelhos celular que utilizem a plataforma Android; e pelo Apple Store.

O aparelho deve estar com o GPS acionado para o uso da ferramenta. Ao ser acionado, o aplicativo indica a localização do usuário. No ícone de busca basta informar o destino desejado e aparecerá uma lista das linhas disponíveis nas proximidades e os respectivos horários em que o ônibus passará. O GPS localiza paradas de ônibus a distâncias de até dois quilômetros.

O passageiro pode ainda contribuir com sugestões e apontar problemas acionando o Centro de Controle Operacional (CCO), canal de contato disponibilizado pela SMTT. Por meio do email: smtt.cco@gmail.com, técnicos da secretaria tiram dúvidas e solucionam questões sobre a ferramenta, prestando todo o suporte necessário.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem