agencia

Notícias

Atualizado em 27/09/2017 às 16h12

Prefeitura promove mesa de diálogos sobre prevenção do suicídio em parceria com o Sesc

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em parceria com o Sesc Prefeitura promove mesa de diálogos sobre prevenção do suicídio

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Educação (Semed) e Saúde (Semus), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e demais Organizações Sociais que atuam no território Turu, realizou esta semana a mesa de diálogos "Atuação em Rede na Prevenção do Suicídio", na Unidade de Segurança Comunitária (USC), no bairro Divinéia. A ação foi parte da programação do Setembro Amarelo, que visa à conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

O evento teve a finalidade discutir e ampliar a sensibilização da comunidade para a prevenção ao suicídio, levando informações acerca da temática e mostrando o que pode ser feito para evitar a incidência dos casos, por meio de informações sobre fatores de risco, prevenção, sinais de comportamento suicida, tratamento e ações em saúde mental, entre outros.

A titular da Semcas Andréia Lauande, destacou a importância da mesa de diálogos que reuniu entes da rede socioassistencial como saúde, educação e assistência social. "Trouxemos para este momento profissionais qualificadas, que fazem parte da rede de atendimento para falar sobre este tema que é tão delicado e tem sido muito recorrente em todo país. Precisamos municiar as famílias de informações, quebrar tabus e falar sobre a valorização da vida. Desta forma poderemos evitar o autoextermínio", disse a secretária.

A programação contou ainda com sorteio de brindes e apresentação teatral de "Romeu e Julieta" feita pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Convivência da Vila Luizão.

Para a dona de casa Denize Cardoso, o momento esclareceu muitas questões importantes, principalmente sobre o diálogo dentro da própria família. "Falar sobre o suicídio ainda é uma coisa nova, mas temos visto todos os dias cada vez mais casos, por isso eu entendo esse espaço de discussão como algo fundamental, que nos alerta para os sinais e as formas de pedir ajuda", afirmou.

SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro foi instituído como mês de combate ao suicídio, em função do dia 10 de setembro, data que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking de suicídios, com a estimativa de 23 a 35 mortes diárias principalmente na faixa etária de 15 a 35 anos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem