agencia

Notícias

Sexta-feira, 29/09/2017 - 16h47

Prefeitura participa da entrega de equipamentos para municípios do programa Mais IDH

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura participa da entrega de equipamentos sanitários para municípios do programa Mais IDHRepresentando o prefeito Edivaldo, o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, participou da solenidade de entrega de mil kits sanitários para os municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O ato foi realizado no final da tarde desta quinta-feira (28), no auditório do Palácio dos Leões. O governador Flávio Dino fez a entrega simbólica dos kits, contemplando todos os trinta municípios que estão incluídos no Programa Mais IDH, desenvolvido pelo Governo do Estado.

"São municípios que merecem a concentração de atenções e onde já temos várias ações iniciadas. Hoje estamos começando um novo projeto, com a entrega de equipamentos sanitários que irão melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, resultando em economia da saúde curativa, pois se as pessoas têm boas práticas sanitárias elas irão adoecer menos. São ações para avançarmos no programa de igualdade e justiça social no Maranhão", explicou o governador Flávio Dino.

"É um projeto importante para mudar o cenário desses municípios, que ao longo dos anos foram esquecidos, em outras gestões. Mas, têm, hoje, a oportunidade de trilhar o caminho do desenvolvimento social, com as ações pontuais do governo, que visam elevar do IDH dessas populações", frisou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

Para o presidente da Caema, Carlos Rogério, é um investimento sábio do Governo do Estado. "O governador está investindo sabiamente em um projeto que traz mais saúde e promove o desenvolvimento social". O gestor explicou ainda que o kit é composto de banheiro, chuveiro, pia. caixa d'água e sistema de fossa sanitária com sumidouro. Ele informou ainda que todas as cidades beneficiadas com os kits também estão recebendo investimentos em abastecimento de água. "Estão sendo implementados sistemas de abastecimento de água que irão elevar, com certeza, o nível do IDH desses municípios".

O município de Belágua, a 280 km de São Luís, está entre os trinta municípios beneficiados. É o município com o menor IDH do Maranhão, índice de 0,512, e o mais pobre do Brasil, com renda per capita abaixo de R$ 300,00. O prefeito da cidade, Herlon Costa, agradeceu ao governador pela iniciativa de investir nos municípios com baixo IDH.

"Mais uma vez o governador Flávio Dino nos chama para entregar benefícios. Mesmo nesse momento de crise econômica, o Governo estende a mão para atender nossas necessidades com um triplo benefício, porque além do kit sanitário, o projeto gera emprego e renda com as obras de instalação dos equipamentos e gera mais ISS para as receitas municipais. Esse olhar atento aos municípios não está nos deixando na mão", disse o prefeito

Além do governador Flávio Dino, participaram da mesa da solenidade de entrega dos kits o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; deputado estadual Antônio Pereira; a secretária-adjunta de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Nilza Carvalho; o secretário de Estado de Justiça e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem