agencia

Notícias

Atualizado em 03/10/2017 às 16h38

Prefeitura de São Luís moderniza ruas e avenidas da capital com implantação de nova iluminação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís moderniza ruas e avenidas da capital com implantação de nova iluminação
Ruas e avenidas de São Luís estão se transformando em vias mais iluminadas garantindo mais beleza e segura à circulação de pedestres e veículos. O resultado da iniciativa deve-se aos investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís na área da iluminação pública e que este ano deve abranger a totalidade dos grandes corredores urbanos da capital. As lâmpadas amarelas estão sendo trocadas por lâmpadas brancas mais adequadas para o ambiente.

"Estamos investindo na modernização do parque de iluminação pública da nossa cidade. É uma inovação verificada nos grandes centros urbanos do país e que também já é uma realidade na capital maranhense. As melhorias podem ser observadas pela população que trafega frequentemente por esses locais. Sem dúvida, é um grande avanço na área da iluminação pública da nossa cidade", afirmou o prefeito Edivaldo.

As ações integram o programa de Expansão, Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís, um dos eixos de trabalho da gestão do prefeito Edivaldo, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Segundo o titular da Semosp, Antonio Araújo, as melhorias com a nova iluminação abrangem principalmente as grandes avenidas de São Luís, a exemplo da Jerônimo de Albuquerque, onde foram instalados 375 pontos dessa modalidade de iluminação ao longo dos 12,1 quilômetros de extensão da via. A avenida foi contemplada com a substituição das lâmpadas denominadas amarelas por novas luminárias.

"Esta é uma determinação do prefeito Edivaldo, por entender que boa iluminação também é um fator importante para proporcionar segurança às vias públicas e mais qualidade de vida às comunidades, pois além de aumentar o raio de claridade e melhorar o aspecto da via, representa também menos custo e mais economia para o município", observou Antonio Araújo.

ENERGIA

Com as novas luminárias, o sistema de iluminação da Avenida Jerônimo de Albuquerque teve uma redução significativa de 117 KW de energia consumida, passando de 306 KW verificados anteriormente para 189 KW com a implantação das lâmpadas de alta resistência.

A mesma tecnologia de iluminação foi implantada também ao longo da Avenida Litorânea, proporcionando mais beleza e segurança a um dos espaços mais apreciados e visitados por moradores e turistas, na capital. Na via foram implantadas 625 novos pontos.

Outro corredor urbano contemplado pelo moderno sistema de iluminação foi a Avenida Guajajaras, uma das vias de grande fluxo da capital. No local foram implantados 240 pontos, em mais de dois quilômetros de extensão da via. Os serviços na área se estenderam à Avenida Libaneses, no Tirirical (acesso ao Aeroporto), onde 25 novos pontos de iluminação deram um aspecto mais moderno à entrada da capital maranhense.

A Avenida Castelo Branco, no São Francisco, passou também por revitalização do sistema de iluminação da via, com a instalação de 49 pontos de luz, em um percurso de mais de um quilômetro ao longo da avenida. Ainda na região do São Francisco, a Avenida Colares Moreira recebeu 202 pontos, estendendo o raio de ação para mais 22, 1 quilômetros de extensão na área. Já a Avenida Daniel La Touche, na Cohama, recebeu 350 pontos em quase seis quilômetros de via.

O programa de Expansão, Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís já chegou também a outras avenidas da cidade, a Odilo Costa Filho (Anjo da Guarda); Tupinambá, na Ponta d'Areia; Rua dos Bicudos; Elevado da Cohab; Complexo do Anel Viário; Euclides Figueiredo, no Calhau; e estacionamento da Praia Grande, no Centro.

A implantação desse moderno sistema de iluminação não se restringe apenas aos grandes corredores urbanos da capital, mas abrange também outras regiões da cidade, avenidas de menor porte e, inclusive, ruas de comunidades da zona rural. Entre estas vias estão as ruas Alto Parnaíba e Palmeirândia, no Calhau; Rouxinóis, no Renascença; Arame, no São Cristóvão; Rua Lapa, no Centro.

A Prefeitura de São Luís também trabalha em diversas outras regiões da cidade, abrangendo o sistema de iluminação também a monumentos históricos e praças da cidade, a exemplo do Forte Santo Antônio, na Ponta d'Areia, e Praça do Foguete, na Lagoa da Jansen.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem