agencia

Notícias

Atualizado em 07/10/2017 às 11h54

Prefeitura de São Luís reforça ações de limpeza às margens do Rio das Bicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís reforça ações de limpeza às margens do Rio das BicasA manhã de sábado (7), foi dedicada à limpeza das margens do Rio das Bicas, em São Luís. A área popularmente conhecida como Praça dos Gatos, no calçadão que margeia o rio pela Avenida dos Africanos, recebeu serviços de coleta de resíduos sólidos, capina e varrição. Durante toda a manhã, agentes de limpeza urbana recolheram os resíduos que são descartados irregularmente na via pública e na área de vegetação. A ação foi realizada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, órgão da Prefeitura de São Luís, com o apoio do Ministério Público do Maranhão (MPMA) por meio da 1º Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís.

Segundo Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a ação é fundamental para garantir a saúde pública da população do entorno, além de trazer melhorias para o meio ambiente e segue determinação do prefeito Edivaldo. "A limpeza dessa região é feita de forma regular pelas nossas equipes. Nesta ação, estamos fazendo uma ação mais concentrada com um número maior de equipes para garantir uma limpeza geral de toda a região. Com isso, teremos muito mais facilidade de manter esta área sempre limpa, trazendo ganhos para a população", destacou Carolina Estrela.

Entre as medidas tomadas pela Prefeitura para evitar o acúmulo de resíduos no local, está a realização de remoção manual, além dos serviços rotineiros de capina e varrição na área do calçadão. A ação de limpeza realizada este sábado foi acompanhada pelo promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, da1º Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Luís.

"Com esse trabalho que está sendo realizado, nós vamos garantir um pouco mais de salubridade aos animais que vivem nesta praça, que há cerca de 12 anos se tornou um ponto em que a população abandona os gatos", afirmou.

REVITALIZAÇÃO

A ação se soma aos esforços do prefeito Edivaldo de revitalizar o rio. Entre as ações está a obra de construção e ampliação do Canal do Rio das Bicas, entregue pela Prefeitura de São Luís. O projeto faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, executado pela gestão municipal com recursos oriundos do Banco Mundial.

Carolina Estrela informou ainda que o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve diversas ações para garantir a limpeza urbana na região. "Uma importante medida que tomamos foi escolher a Avenida dos Africanos para a instalação do primeiro Ecoponto de São Luís. Localizado na entrada do Parque Amazonas, o Ecoponto funciona desde maio de 2016 e tem contribuído muito para a eliminação de pontos de descarte irregular de resíduos na área", disse.

MAIS LIMPEZA

Além da região da Praça dos Gatos, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana executa outras ações de limpeza neste fim de semana. No Porto do Timbiri, zona rural de São Luís, o órgão fará a capina da estrada de acesso ao porto. Além disso, a população, com o apoio do Comitê, fará o recolhimento dos resíduos descartados irregularmente no leito do Rio Tibiri. Os materiais recolhidos serão coletados por caminhões da limpeza urbana e receberão a destinação ambientalmente adequeda.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana também está apoiando o mutirão de limpeza dos moradores do Turu. Neste sábado (7), máquinas estarão no local fazendo a remoção de entulho e resíduos volumosos. Amanhã, equipes de limpeza urbana darão suporte a ação dos moradores, auxiliando na coleta e separação adequada dos resíduos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem