agencia

Notícias

Atualizado em 09/10/2017 às 14h40

Prefeitura de São Luís apoia 48ª edição da Festa da Juçara, no Maracanã

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeitura de São Luís apoia 48ª edição da Festa da Juçara, no Maracanã

A tradicional Festa da Juçara iniciou neste domingo (8) e prossegue até o dia 29 de outubro, no Parque da Juçara, no Maracanã, com programação cultural gratuita todos os domingos com o apoio da Prefeitura de São Luís. A Festa traz como atrativo a juçara e a beleza natural do Parque, além da vasta programação cultural que acontece durante todos os domingos deste mês. 

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, representou o prefeito Edivaldo na abertura da festa que contou ainda com a participação de autoridades locais, representantes da sociedade civil e do Governo do Estado.

"Temos apoiado todos os anos a Festa da Juçara com o intuito de garantir sua permanência. Vimos que com o apoio da Prefeitura e do Governo a festa ganhou um novo vigor, se fortalecendo ainda mais. Nosso objetivo é continuar valorizando esta verdadeira manifestação de resistência da cultural local seguindo determinação do prefeito Edivaldo", destacou Marlon Botão.

A programação começa às 8h e se estende até às 23h, com shows, parque de diversões, feira de artesanato e 57 barracas divididas em dois ambientes (Arena Principal e Praça de Alimentação) com comercialização de comidas típicas e da polpa da juçara.

"O Parque funciona durante todo o ano, mas o ponto máximo é a Festa da Juçara. O objetivo é a defesa e preservação do meio ambiente e a sua sustentabilidade, estimulando a cultura popular maranhense e a geração de emprego e renda, tanto para a comunidade do Maracanã, quanto para São Luís", disse a presidente.

 

No palco principal se apresentaram neste domingo (8) os grupos Kambada do Forró, Cacuriá do Jhon, Mano Borges, tambor de crioulaa da Ponta d'Areia e Fábio Alta Tensão. Já na Praça de Alimentação teve shows das bandas Kayamba e Mix in Brasil. 

 

Miguel Assis Marques, membro da Associação e frequentador da festa desde criança, planeja a comemoração dos 50 anos da Festa, a serem celebrados em 2019. "Queremos preparar a Festa de 50 anos pensando em mais 50. Estamos organizando várias coisas para o cinquentenário, como a produção de um documentário, misturando inovação com a tradição. Aqui moram famílias que mantém a essência das raízes maranhenses, com os costumes tradicionais e esta é nossa maior riqueza", observou. 

Segundo os comerciantes do local, são vendidos em média mais de 10 mil litros da polpa da fruta por dia. A juçara pode ser degustada pura, com açúcar, com camarão seco, com farinha, e vários outros ingredientes a gosto do visitante. 

SAIBA MAIS 

A Festa da Juçara, uma realização da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, iniciou em 1970 nos bairros Maracanã e Turu, áreas de maior produção de juçara da Ilha, por iniciativa da Prefeitura de São Luís. Mais tarde, o Governo do Estado também passou a apoiar a festa e comprou nove hectares de terreno para construção do Parque, no Maracanã por ser o local de maior produção da fruta.

Em 1997, nasceu a Associação dos Amigos do Parque da Juçara, tendo como primeira presidente Dona Cotinha, uma das moradoras mais antigas do Maracanã. Desde então, a Associação assumiu a realização da Festa. Atualmente, Mayara Marques, neta de Dona Cotinha, está na presidência. Ela ressaltou que a Festa é um marco muito importante dentro da comunidade do Maracanã, se consolidando por quase meio século.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem