agencia

Notícias

Atualizado em 09/10/2017 às 17h19

Crianças da Educação Infantil do município protagonizam desfile para resgatar valores de cidadania

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Crianças da Educação Infantil protagonizam desfile para resgatar valores de cidadaniaCom o objetivo de refletir os valores humanos e de cidadania na prática diária das crianças, os estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Nossos Amiguinhos, localizada no Tibiri, participaram, na manhã desta segunda-feira (9), de um desfile com o tema "Resgatando os valores na Educação Infantil". Professores, estudantes, familiares e comunidade escolar participaram do momento.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, conscientizar sobre a importância dos direitos e deveres do cidadão, é uma das grandes tarefas da escola. "A escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e motivar sua comunidade de modo consciente sobre os valores que cada um precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para desfrutar de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos," disse o titular da Semed.

Ao som da bandinha composta por estudantes que cantavam o hino nacional, o desfile percorreu as redondezas da escola. A decisão de abordar o tema partiu da necessidade de aprimorar a convivência de toda a comunidade escolar, evidenciando a relevância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social.

APRESENTAÇÃO

A primeira faixa com o nome da U.E.B. Nossos Amiguinhos direcionou o caminho do desfile. Júlia Letícia Santos Pereira, 6 anos, uma das crianças que segurava a faixa comentou que estava ansiosa para o momento do desfile. "Muito legal participar dessa apresentação para os meus vizinhos. Estamos fazendo isso para unir a escola com todos eles com amor e respeito um com o outro", comentou a garota.

Maria do Livramento Lopes dos Santos, 32 anos, mãe da pequena Júlia, disse que a atividade ajuda a comunidade se aproximar da escola. "Estamos despertando o valor que cada ser humano tem, reconhecendo a importância do outro para o nosso próprio crescimento. Ainda não tinha participado de ações como esta, a oportunidade está sendo maravilhosa porque consigo ver de perto os ensinamentos dos professores", assinalou.

Na sequência do desfile, o trenzinho dos valores estacou aspectos como alegria, paz, família, amor, amizade, carinho, afeto, respeito e harmonia representados pelas crianças do Infantil I. A professora, Maria Sonia de Jesus Ribeiro, explicou que é na infância que as crianças iniciam a aprendizagem de cidadania. "Utilizamos vídeos, palestras, dinâmicas, confecção de cartazes, tudo para reconhecer a pessoa humana e o bem estar integral do indivíduo desde os primeiros anos de idade".

Maria Gorete Santana, gestora da U.E.B. destacou a importância da participação da família como peça fundamental do projeto. "Neste projeto queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo um pouquinho da família de cada estudante, através da participação da comunidade nas atividades e eventos da escola, estabelecendo assim uma integração" comentou.

Gesiane do Carmo da Silva, mãe de Sofia do Carmo Aguiar, 2 anos, comentou que a filha adorou desfilar. "Sofia é muito concentrada, ela adora a escola e seus professores. Sempre fica comportada. Parabenizo a direção e todos os professores por esse momento especial de educação", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem