agencia

Notícias

Atualizado em 10/10/2017 às 15h06

Prefeito Edivaldo destaca importância do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo destaca importância do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do MaranhãoO prefeito Edivaldo participou, nesta terça-feira (10), da solenidade de inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), primeira unidade pública de alta complexidade criada pelo Governo do Estado exclusivamente para o tratamento de casos de ortopedia e traumas. O hospital foi entregue pelo governador Flávio Dino, em solenidade que marca o início das atividades deste que está sendo considerado o primeiro hospital público de alta complexidade em ortopedia e trauma do Nordeste. A unidade está instalada no Jardim Eldorado (Turu), em São Luís.

No ato de entrega do HTO, o governador Flávio Dino destacou que a unidade vem suprir uma grande lacuna em uma das áreas mais demandadas da saúde, pois o atendimento na especialidade passará de 80 cirurgias por mês para cerca de 400 cirurgias ortopédicas e de traumas, mensalmente. "O avanço é salutar em todos os aspectos. Com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão vamos conseguir ampliar consideravelmente o numero de leitos disponíveis para cirurgias referenciadas pelas UPAs e pelas unidades municipais de saúde. A evolução na saúde de nosso estado é algo concreto, visível aos olhos de qualquer cidadão maranhense que conta hoje, inclusive, com dezenas de hospitais regionais criados pelo governo do estado em diversos municípios maranhenses", enfatizou Flávio Dino.

"Mais um grande presente entregue pelo Governo do Estado à nossa cidade, que vem para somar esforços aos serviços que já desenvolvemos na rede municipal de saúde, a exemplo do atendimento hoje prestado no Socorrão II, que é uma unidade que recebe pacientes de todo o Maranhão. Sem dúvida, com esse centro especializado na área de ortopedia e trauma, vamos desafogar significativamente nossas unidades voltadas à área", afirmou o prefeito Edivaldo, ressaltando ainda os avanços conquistados pelo governo Flávio Dino na área da saúde, que, segundo ele, não tem medido esforços para colaborar com os municípios a vencer as dificuldades do setor.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, informou que, anteriormente, as cirurgias ortopédicas eram restritas ao Hospital de Câncer do Maranhão e Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II). O HTO ofertará aos pacientes atendimentos com equipamentos de alta tecnologia. Entre os procedimentos ofertados pelo novo serviço estão alongamento ósseo e implante de próteses articulares e tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas.

"O HTO é um hospital de regulação que vai receber pacientes referenciados por outras unidades de rede, para atender demandas de alta complexidade e no tratamento das subespecialidades de ortopedia, nos casos que não tenham condições de serem tratados nos hospitais regionais, por exemplo. De lá, eles serão direcionados para o HTO. Já estamos com 60 consultas marcadas para esta terça-feira (10) e que serão feitas por nosso corpo clínico altamente capacitado, formado por 45 médicos, alguns com diploma internacional", salientou o secretário Carlos Lula.

Presente ao ato de entrega do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a importância da nova unidade para o atendimento na área, em São Luís. "Os serviços prestados no HTO vão ajudar sobremaneira a reduzir, inclusive, o tempo de espera na fila por uma cirurgia ortopédica ou causadas por traumas, proporcionando mais conforto e dignidade aos pacientes", disse o secretário.

ESTRUTURA

A nova unidade vai contar com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos. O hospital disponibilizará, ainda, 44 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo clínico do HTO conta com especialistas em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria.

O novo hospital disponibilizará, também, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional. Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Maranhão, cerca de 70% dos pacientes internados na ortopedia dos hospitais de emergência são vítimas de acidente de moto, os outros 30% estão relacionados com acidentes de carro, doméstico, trabalho, vítimas de violência e idosos. A cerimônia de entrega do HTO contou ainda com a presença de secretários estaduais e municipais; deputados estaduais e federais, prefeitos de diversos municípios, vereadores, entre outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem