agencia

Notícias

Atualizado em 10/10/2017 às 16h37

Pacote de serviços da Prefeitura de São Luís promove melhorias no bairro Residencial Paraíso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Pacote de serviços da Prefeitura de São Luís promove melhorias no bairro Residencial Paraíso

A Prefeitura de São Luís está realizado a segunda etapa de obras no Residencial Paraíso que irá contemplar todas as ruas do bairro que ainda não receberam asfalto. Com isso, a Prefeitura promove uma verdadeira transformação no bairro que tinha a maioria das ruas degradadas e intrafegáveis. As obras fazem parte do programa Asfalto na Rua, por meio do qual a Prefeitura tem realizado uma ampla ação de urbanização em vários bairros da capital promovendo mais mobilidade, qualidade de vida e valorização de espaços.

Na lista dos serviços de urbanização no Residencial estão incluídas pavimentação, drenagem, sarjeta, meio-fio e calçamento. No último fim de semana, o prefeito Edivaldo esteve no bairro vistoriando os trabalhos nas ruas Esmeralda e Carlos Magno e conversando com moradores. A agenda de visita às obras tem sido uma rotina quase que diária do prefeito.

"O programa Asfalto na Rua está priorizando bairros como o Residencial Paraíso, com áreas degradadas e que agora estão sendo transformadas. Além de garantir mais mobilidade estamos também promovendo a melhoria da qualidade de vida dos moradores, urbanizando áreas que nunca tinham recebido nenhum tipo de serviço. No Residencial Paraíso estamos com uma frente de trabalho, a exemplo de outros bairros da capital que estão sendo beneficiados como o programa", disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo e da primeira-dama, Camila Holanda.

 

A primeira parte das ações de terraplanagem já trouxe outra imagem às ruas. Áreas intrafegáveis e muito acidentadas estão sendo requalificadas. "A gente não vê a hora do asfalto chegar. Aqui a poeira é grande e incomoda demais. Nosso bairro está melhorando e o prefeito está de parabéns por esse trabalho. O que a gente quer é que o bairro melhore ainda mais", destacou o mestre de obras Raimundo Nonato Rodrigues do Nascimento, 66 anos, que há mais de 20 anos mora no bairro.

Para o motorista José de Ribamar Antônio Dias, 65 anos, o asfalto significa solução de problemas históricos na área. "O asfalto vai acabar com a poeira, que é grande aqui. Só temos a agradecer a sensibilidade do prefeito com o nosso bairro. Eu estou bastante feliz com essa melhoria que está chegando para a gente", disse ele, que mora mais de 18 anos na área. As ruas que receberam a primeira etapa de terraplanagem foram Rua dos Palmares, Rua Ayrton Sena e Nova Vista.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, reforçou que o Asfalto na Rua tem mudado o cenário dos bairros da capital. "É uma ação determinada pelo prefeito Edivaldo, consciente da importância de melhorar a mobilidade urbana em toda a capital, dando qualidade à vida das pessoas. Ao levar asfalto para bairros como o Residencial Paraíso a Prefeitura está não só promovendo a melhoria da infraestrutura do bairro, mas também promovendo o desenvolvimento à igualdade social por meio do desenvolvimento urbano, bem como garantindo mais saúde para a população e fomentando o comércio na região", enfatizou o secretário.

Na primeira etapa de obras realizada pela Prefeitura no residencial parte da pavimentação foi realizada em bloquete e outra em asfalto. O secretário da Semosp destacou que essa etapa de serviços é a continuidade de um trabalho iniciado desde os primeiros momentos da gestão do prefeito Edivaldo e que se consolida com as ações do Asfalto na Rua.

ITAQUI-BACANGA

O Residencial Paraíso integra a área Itaqui-Bacanga, que agrega cerca de 70 bairros e onde residem mais de 240 mil pessoas. Também estão recebendo obras do mais asfalto os bairros Gancharia e Anjo da Guarda que também estão passando por mudança.

A área é contemplada com o programa de urbanização da Prefeitura de São Luís e algumas ações em parceria com o Governo do Estado, como o Mais Asfalto. São ações de impacto direto para melhorar a mobilidade urbana, o aspecto urbanístico das áreas e a qualidade de vida da população. Além disso, a região recebeu iluminação pública, novas áreas de lazer para os moradores, com a construção de praças e estádios, novas escolas, postos de saúde, novas moradias entre outras.

Em parceria com o Governo do Estado, o programa Mais Asfalto requalificou as vias do Anjo da Guarda e Vila Embratel, os mais populosos da região. Em toda área foram mais de 36 quilômetros, abrangendo ainda o São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.

No Sá Viana, entre as ruas beneficiadas estão a Rua Cônego Ribamar Carvalho, que dá acesso ao ponto final dos ônibus. Depois de receber o asfalto ainda na década de 1980, a rua nunca havia passado por nenhum tipo de requalificação. O bairro teve ainda recuperado o Estádio Cardosão, que recebeu obras de reforma e ampliação. A Vila Isabel recebeu drenagem profunda, nas ruas da Mangueira e Senador Pompeu, vias que eram grande fluxo de água pluvial e sofriam com constantes inundações.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem