agencia

Notícias

Atualizado em 12/10/2017 às 15h01

Ao lado de Edivaldo, prefeito e vice-prefeita Criança de São Luís cumprem primeira agenda oficial

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ao lado de Edivaldo, prefeito e vice-prefeita Criança de São Luís cumprem primeira agenda oficialAo lado do prefeito Edivaldo, o prefeito e a vice-prefeita Criança de São Luís, Thiago Cutrim e Kimberly Saori, ambos com 11 anos, cumpriram nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, sua primeira agenda oficial na função que lhes foi outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na quarta-feira (11). Juntos, eles receberam em audiência realizada no Palácio La Ravardière, uma delegação da área da Educação do município de Wuhan, cidade chinesa com a qual São Luís tem acordo de irmandade e de cooperação mútua em diversas áreas.

Antes da reunião, Thiago e Kimberly conheceram as instalações da sede do Poder Executivo Municipal e foram recepcionados pelo prefeito Edivaldo, no Gabinete Oficial.

O prefeito Edivaldo destacou a importância do momento tanto para as crianças como para gestão municipal, que para chegar à outorga concedida ao prefeito e à vice-prefeita Criança da cidade realizou um projeto educacional na escolas  municipais visando estimular a consciência política e o exercício de cidadania entre os estudantes da rede, desde à infância.

"Estamos muito felizes em receber aqui duas crianças tão inteligentes e já como muita consciência de seu papel na sociedade. Momentos como este reafirmam o nosso compromisso e respeito com a educação e o exercício da cidadania de nossas crianças, por meio de práticas e experiências tão importantes como as que estão sendo vivenciadas por elas", disse Edivaldo

Muito eloquente, o prefeito Criança Thiago Cutrim falou da emoção e da responsabilidade do da função que assumiu. "Sinto-me muito honrado em partilhar com o prefeito da nossa cidade essa função tão importante. Eu fui eleito prefeito Criança porque desenvolvi um projeto de sustentabilidade ambiental para o meu bairro e é dessa forma que eu acredito que posso contribuir por uma sociedade melhor e com mais consciência de seus direitos e deveres. Ser prefeito mirim é uma experiência indescritível que eu vou levar para toda a minha vida", disse o estudante.

A vice-prefeita Criança de São Luís, Kimberly Saori, também pontuou a importância da atividade política para sua vida. "Quero absorver desses momentos tudo o que puder ser positivo para a minha vida, para a minha cidade e para o mundo. Eu acredito que todos nós podemos contribuir de alguma forma para um mundo melhor e é o que estamos fazendo, na medida em que promovemos a consciência ambiental e política no meio em que vivemos", disse a menina.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, que também participou da primeira agenda oficial do prefeito e vice-prefeita Criança, destacou a relevância do projeto como mais uma ação educacional realizada pelo município para estimular o desenvolvimento dos alunos da rede. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo exercitar a cidadania dessas crianças e estimular o protagonismo juvenil no sistema educacional da cidade. Os eleitos terão um ano em atividades no cargo para participar da agenda da Prefeitura e por em prática o projeto vencedor.

"É um projeto de grande magnitude, porque contribui para que as crianças construam de forma sabia a sua cidadania. Política é um instrumento à disposição da sociedade para que ajude na transformação da sociedade. Percebemos que Thiago e Kimberly são crianças que já têm plena consciência da comunidade onde moram e que estão dispostos a trabalhar pela coletividade. O discurso deles muito nos alegra, pois vemos que para eles a politica vem imbuída com um forte cunho ético, onde só vale a pena ser político se estivermos pensando na coletividade e no bem público", observou Moacir Feitosa.

Thiago Cutrim e Kimberly Saori, ambos de 11 anos, estudantes do 6º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha. Os chefes mirins do Executivo Municipal de São Luís foram eleitos a partir da apresentação de projetos voltados para a sustentabilidade.

PROJETO PREFEITO CRIANÇA

A diplomação na função de prefeito e vice-prefeita Criança aconteceu na quarta-feira (11), em sessão solene realizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcando importante momento. A ação integra as atividades da primeira edição do projeto Prefeito Criança, iniciativa da Prefeitura de São Luís, que tem como objetivo estimular alunos da rede municipal de ensino a se interessar, conhecer mais e participar do cotidiano dos gestores do Poder Executivo Municipal.

Os eleitos concorreram com alunos de outras quatro escolas da rede municipal e venceram com o projeto Os 4 'Rs' na Escola – que significa recuperar, reciclar, reaproveitar e reutilizar. Propõe o desenvolvimento de ações educativas, de sensibilização e também práticas, junto à comunidade, com fins à preservação do meio ambiente. Moradores do bairro Areinha, ao pensar no projeto, os estudantes tiveram como exemplo o próprio bairro e a inclusão dos moradores para executar as atividades propostas.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem