agencia

Notícias

Atualizado em 15/10/2017 às 14h26

Prefeitura celebra Dia das Crianças na Feirinha São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Prefeitura celebra Dia das Crianças na Feirinha São LuísA programação especial deste domingo (15) da Feirinha São Luís, em homenagem às crianças, atraiu um grande público infantil para Praça Benedito Leite. O projeto realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), já é o ponto de encontro das famílias ludovicense, que procuram uma opção de lazer para os fins de semana. A Feirinha é uma oportunidade de realizar compras com comodidade, segurança, além de ofertar programação cultural, produtos da agricultura familiar e pratos da culinária local.

A fisioterapeuta, Carolina Mendes sempre vai à Feirinha com o esposo e o filho, e dessa vez trouxe os sobrinhos também. "É um espaço família, eu aproveito pra fazer a feira da semana, compro frutas e verduras, enquanto o maridão lancha e meu filho se diverte. Hoje trouxe os priminhos dele também pra comemorar o dia das crianças", explicou Carolina.

Neste domingo a feirinha trouxe em sua programação cultural, contação de histórias, espetáculo teatral, música e dança. Hugo Trancoso, de 8 anos, disse que gostou muito das brincadeiras. "Eu quero vir todo dia brincar aqui com meus coleguinhas, é muito legal", disse o pequeno Hugo.

Promovendo a reocupação do Centro Histórico desde junho, a Feirinha São Luís tem como sua principal bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, integrando as políticas públicas para a área, implantadas na gestão do prefeito Edivaldo.

O evento visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público em razão de agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destaca que o projeto Feirinha São Luís é pensado para toda a família. "A Feirinha São Luís é esse caldeirão de coisas boas que temos aqui em São Luís, coisas que nossa gente gosta, e que o turista aprova. Nada mais justo do que presentearmos nosso público com uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças", disse o secretário.

LITERATURA

No espaço literário, instalado no coreto da Praça Benedito leite, teve ainda momento de autógrafo com o autor maranhense, Wilson Marques, expondo seu livro recém lançado, Criações – Mitos Tenetehara, que tem como foco contos do povo indígena que habita regiões da Amazônia maranhense.

"São mitos que já haviam sido recolhidos antes por pesquisadores e que decidi recontar tendo como recorte a criação segundo a visão destes índios. Uma forma de preservação da memória deles que perpetuam sua cultura, principalmente por meio da oralidade", diz o autor Wilson Marques.

GASTRONOMIA

Neste domingo, a Barraca do Chef teve como convidado Delmo Junior, do Restaurante Feijoada Sabor, especializado em comida típica brasileira. No seu menu, feijoada, mocotó e rabada. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Nas edições anteriores, nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa e Warwick Trinta conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem