agencia

Notícias

Atualizado em 17/10/2017 às 14h30

Prefeitura promove momento de lazer com idosos atendidos no Centro de Saúde do Maracanã

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove momento de lazer com idosos atendidos no MaracanãIdosos que fazem parte do grupo Melhor Idade do Centro de Saúde do Maracanã participaram, na manhã desta terça-feira (17), de um momento de lazer proporcionado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no Espigão Costeiro, na Ponta d'Areia. Durante o passeio, as atividades de alongamento e relaxamento foram conduzidas por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atuam na região. Além de promover a integração no grupo, ações como essas contribuem com a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

A aposentada Antonia Pereira, 77 anos, é moradora do Residencial Ribeira e é uma das integrantes do grupo Melhor Idade, que reúne semanalmente idosos da região. "Estou admirada e adorando esse passeio. Eu nunca tinha vindo aqui e estou aproveitando cada instante nesse lugar maravilhoso, porque não é todo dia que a gente tem uma oportunidade como essa", contou.

A diretora do Centro de Saúde do Maracanã, Ingrid Mayana Farias, ressaltou como as atividades do grupo contribuem para a promoção de uma vida mais saudável. "Trabalhos como esses são realizados de forma integrada entre o grupo melhor idade, a unidade de saúde e o NASF. O objetivo é tirar os idosos de suas rotinas e oferecer momentos de descontração como esse ao ar livre, dando a eles oportunidade até de conhecer novos lugares", disse.

Os passeios fazem parte das atividades do grupo que incluem, ainda, exercícios com educador físico e diálogo com assistentes sociais. "Estamos acostumados a passear. Aqui é a primeira vez que eu venho, mas já fomos para outros lugares, basta a gente querer. Eu gosto muito de passear porque a gente se diverte bastante. Em casa às vezes é só chateação e aqui é só alegria", afirmou Nely Teodora Morais, 71 anos.

O educador físico Abdomacir Sanches trabalha no NASF e atende à região, acompanhando os idosos individualmente e coletivamente. "Aqui estamos trabalhando em grupo onde incentivo eles a não ficarem parados. Garanto que atividades como essa, com esse contato com a natureza, podem promover uma melhoria na qualidade de vida. Eles têm muita energia e nosso trabalho aqui é fazer com que essas pessoas se sintam bem e estejam motivadas a movimentarem o corpo", reforçou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem