agencia

Notícias

Atualizado em 30/10/2017 às 16h02

Prefeitura urbaniza Residencial Paraíso e proporciona mais qualidade de vida aos moradores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Prefeitura urbaniza Residencial Paraíso e proporciona mais qualidade de vida aos moradoresA lama e a poeira são agora um passado que o pedreiro José Osvaldo Pinto, 32 anos, não quer lembrar. Morador da 1ª Travessa Diamantina, no bairro Residencial Paraíso, ele diz que a realidade atual em nada se iguala ao que era antes. "Essa rua não existia. Aqui era um caminho de piçarra e que nem se conseguia andar. Quando chovia, ficava impossível. A gente vivia isolado, sem acesso a serviços. Agora, com essa obra da Prefeitura, a gente pode dizer que mora em um lugar mais digno", afirma.

O morador se refere ao conjunto de ações estruturantes realizado pela Prefeitura de São Luís que levou obras, transformando a realidade da população que antes era obrigada a conviver com vias degradadas e intrafegáveis. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), contemplam mais de dez mil moradores que há anos esperavam por melhorias.

"Com estes serviços no bairro, além de garantir mais mobilidade, estamos também promovendo a melhoria da qualidade de vida dos moradores, com a urbanização de áreas que nunca tinham recebido qualquer intervenção. São ações que se estendem a diversas áreas de interesse direto da população, recuperando as vias do bairro", ressalta o prefeito Edivaldo que por diversas vezes visitou as obras no local, ouvindo a população.

 

Um dos serviços mais significativos é a pavimentação asfáltica, que valorizou aproximadamente três mil residências nas ruas melhoradas. Com as obras e serviços, foram beneficiadas 70 ruas, totalizando 13 quilômetros de asfalto novo na área.

ASFALTO NA RUA

 

 As obras integram o Asfalto na Rua, programa municipal que está mudando o cenário de vários bairros na capital. O Residencial Paraíso foi contemplado ainda com pavimentação em bloquetes, meio-fio, sarjeta, calçada e drenagem. As ruas Ayrton Sena, Palmares, Benjamim Constant, Nova, Babaçu, Topázio, Marfim, Laranjeiras, São Mateus, Diamante e as travessas do Poço e Lírio do Vale foram algumas das que receberam intervenções.

"São áreas que demandavam por uma melhor estrutura e que estão sendo priorizadas no cronograma de obras, com serviços de mobilidade urbana e que conferem dignidade à população da área. Esse conjunto de ações integra a política de desenvolvimento urbano do prefeito Edivaldo neste e outros bairros da cidade", pontua o titular da Semosp, Antonio Araújo.

A iluminação na área também foi revitalizada, substituída e melhorada com a troca de 73 pontos do tipo vapor metálico – luz branca em lugar das amarelas. Este tipo de luz garante mais claridade para o ambiente. A substituição integra o projeto de modernização, expansão e melhorias do sistema de iluminação da cidade que também é executado pela Semosp.

DIGNIDADE

Fundado há 20 anos, o Residencial Paraíso, localizado na região Itaqui-Bacanga, possui uma população de aproximadamente nove mil pessoas. Os serviços do programa municipal Asfalto na Rua garantem mobilidade, qualidade de vida e valorização do bairro. "Nosso bairro era abandonado e com o prefeito Edivaldo passamos a ser vistos. Agradeço a ele por ter feito esse grande trabalho de urbanização que nós solicitamos e ele atendeu", diz a professora Maria Eliene Moraes, que há 10 anos mora no local.

Para moradores e lideranças, as obras eram muito esperadas e mudaram para melhor o cenário na região. "É gratificante ver as ações do prefeito Edivaldo em nosso bairro, trazendo dignidade, renovando sonhos que por duas décadas esperávamos. Esses serviços de urbanização garantem acesso à saúde, segurança, lazer e tantas outras coisas boas para nós", enfatizou o presidente da União de Moradores do bairro, River Vlademir da Silva Souza.

 

"Para o que tínhamos está muito melhor agora. Minha rua que era cheia de buracos hoje está um tapete. Antes, a gente não tinha acesso fácil e quando alguém adoecia a ambulância não conseguia entrar. Com essa obra, a saúde melhora para a gente", disse a dona de casa Marinilda Oliveira Neres, 23 anos, moradora do bairro há cinco anos.

A casa do pedreiro Isaac Cunha, 35 anos, está aos poucos ganhando forma e se tornando a moradia que a família sempre quis. A Rua Diamantina, que antes era o cenário da lama e poeira, desestimulava o morador a fazer melhorias em sua casa. "Eu estou muito satisfeito. Ficou bom para meus filhos e agora estou cheio de esperança de ter, em breve, uma moradia melhor para eles", diz ele, que mora com esposa e seis filhos menores.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem