agencia

Notícias

Segunda-feira, 23/10/2017 - 10h12

Os sete Ecopontos entregues pela Prefeitura estão recebendo óleo de cozinha para reciclagem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Os sete Ecopontos de São Luís começam a receber óleo de cozinha para reciclagem

Os Ecopontos, unidades criadas pela a Prefeitura de São Luís onde a população pode fazer a entrega voluntária de resíduos que não são recolhidos pela coleta domiciliar diária, resíduos de construção civil e volumosos (restos de poda, capina, móveis e eletrodomésticos sem serventia), estão recebendo também óleo de cozinha para reciclagem. Com isso a Prefeitura de São Luís fortalece sua política de coleta e descarte ambientalmente adequados dos resíduos domiciliares.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, destacou que a medida faz parte da política municipal de profissionalização da gestão de resíduos que vem sendo colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo. "Normalmente, este óleo seria jogado no ralo da pia da cozinha, indo parar na rede de esgotamento sanitário da cidade. Com isso, teríamos problemas ambientais e prejuízos na rede de esgoto doméstica. Com o descarte nos Ecopontos evitamos os dois problemas", disse.

Ela destacou ainda que o descarte do óleo de cozinha usado nos Ecopontos fecha um ciclo virtuoso de sustentabilidade e geração de renda. "Todo o óleo coletado nos Ecopontos é encaminhando para a reciclagem. Esse óleo é reutilizado como matéria-prima para a fabricação de sabão e detergente, auxiliando na renda das famílias associadas às entidades de catadores de São Luís que trabalham com esse material", informou.

O Ecoponto Residencial Esperança, inaugurado pelo prefeito Edivaldo dia 18 de setembro, foi o primeiro a oferecer esse serviço que foi estendido a todas as sete unidades que estão preparadas para o descarte voluntário do óleo orgânico usado pela população.

As unidades estão equipados com duas bombonas, com capacidade suficiente para receber até 100 litros do produto cada uma. Todo o produto descartado é entregue para cooperativas que o reutilizam para fabricar sabão e detergente. Com isso, a Prefeitura garante ainda a melhoria da renda destes profissionais.

Cada pessoa pode fazer o descarte de até 5 litros de óleo de cozinha usado por dia. Para isto, é preciso que após o uso, o óleo esfrie e em seguida seja armazenado em uma garrafa PET. Depois disto, basta levar o óleo até o Ecoponto mais próximo e fazer o descarte nas bombonas. A mesma garrafa PET pode ser usada para novo armazenamento e descarte de óleo.

ECOPONTOS

Os Ecopontos de São Luís são unidades onde a população pode fazer a entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos que não são recolhidos pela coleta domiciliar diária como materiais recicláveis (papel, vidro, metal, plástico, óleo de cozinha e outros) e resíduos de construção civil (RCC) e volumosos (restos de poda, capina, móveis e eletrodomésticos sem serventia).

Além disso, os Ecopontos garantem aos carroceiros um local regulamentado para a realização de destinação ambientalmente adequada do entulho transportados por estes profissionais.

Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h. Os produtos recicláveis coletados nesses pontos são enviados a cooperativas de reciclagem. Já os produtos orgânicos e inertes (madeiras, resíduos de construção civil, vidros, plásticos, latas de alumínio, etc.) são encaminhados para destino final ambientalmente adequado.

SAIBA MAIS
COMO DESCARTAR O ÓLEO NO ECOPONTO?
- Adote uma garrafa PET
- Após o uso, deixe o óleo esfriar
- Em seguida, guarde-o na garrafa PET
- Dirija-se ao Ecoponto mais próximo de sua casa
- Deposite o óleo da garrafa PET na bombona
- Guarde a garrafa PET e use-a para armanezar o óleo do próximo descarte

PROTEJA O MEIO AMBIENTE
Apenas um litro de óleo é o suficiente para contaminar até 25 mil litros de água, por isso, descarte seu óleo de cozinha usado no Ecoponto mais próximo da sua casa.

ONDE JÁ TEM ECOPONTOS?
- Ecoponto da Avenida dos Africanos - Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto do Angelim - Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto do Bequimão - Avenida 1, s/nº, Bequimão;
- EcopontoTuru - Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
- Ecoponto Jardim América - Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
- Ecoponto Jardim Renascença - Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
-Ecoponto Residencial Esperança - Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança

INFORMAÇÕES:
Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem