agencia

Notícias

Terça-feira, 24/10/2017 - 08h20

Prefeitura capacita profissionais de saúde para o enfrentamento da hanseníase

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura capacita profissionais de saúde para o enfrentamento da hanseníaseComo parte das ações de enfrentamento da hanseníase em São Luís, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza, a partir desta terça-feira (24), o treinamento prático que será ministrado por técnicos do Ministério da Saúde aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é aprimorar a prática relacionada à prevenção, detecção precoce e tratamento da hanseníase para reduzir a incidência da doença, especialmente no público adolescente.

Nesta segunda-feira (23), os médicos da Atenção Básica da rede municipal de saúde participaram da capacitação teórica, e até sexta-feira (27), receberão treinamento em clínica geral e manejo de reações da hanseníase para a prevenção das incapacidades causadas pela doença. Toda a ação acontece nos centros de saúde Turu II (Av. 07 Conj Habitacional Turu) e Djalma Marques (Av. Celso Coutinhos/n - Turu), a partir das 8h.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que a capacitação ministrada pelo Ministério da Saúde reforça as ações já desenvolvidas pela Semus. "Atualmente, o programa de combate à hanseníase está implantado em todas as unidades básicas e atuamos firmemente na detecção de casos novos e educação da população; mas ainda há muita dificuldade em identificar aquelas pessoas que tiveram contato com o doente e também podem ter a hanseníase. Essa fragilidade impede que tenhamos êxito em completar o ciclo de detecção e tratamento da doença", explica o gestor.

A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica, causada pelo bacilo de Hansen, transmitida de pessoa para pessoa pelo contato com pacientes não tratados e/ou portadores de suas formas contagiosas. É considerada doença de pele, mas atinge também os nervos. A hanseníase tem cura e, se precocemente diagnosticada e tratada, tem bons resultados na prevenção de incapacidades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem