agencia

Notícias

Quarta-feira, 25/10/2017 - 14h58

Prefeitura investe em tecnologia e contribuinte pode resolver cerca de 75% das demandas via web

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura investe em tecnologia e contribuinte pode resolver cerca de 75% das demandas via webA emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFSe) é um dos serviços mais demandados via portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O documento é utilizado para registrar a prestação de serviços diversos e é gerado e armazenado eletronicamente. A Prefeitura de São Luís tem investido em melhorias na área de Tecnologia da Informação (TI) no órgão, visando a facilidade e a comodidade do contribuinte ao acessar o portal que, atualmente, resolve cerca de 75% das demandas do cidadão pela internet.

No portal (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), estão disponíveis vídeos tutoriais, manuais, notas técnicas e outros itens para que o contribuinte acesse o sistema e emita sua NFS. Para o titular da Semfaz, Delcio Rodrigues, os investimentos em TI são uma das prioridades da  gestão do prefeito Edivaldo. "Nós somos o órgão que arrecada para o município, nada mais importante que investir na prestação dos serviços oferecidos aos cidadãos e contribuintes para que estes cumpram com seu papel social com tranquilidade", afirmou Rodrigues.

Somente no período de 23 de setembro a 23 de outubro de 2017 foram contabilizados mais de 95 mil visualizações ao portal da Semfaz, superando a marca de mais de 84 mil no mesmo período no ano passado. O aumento foi acima de 12% entre 2016 e 2017. Os resultados comprovam como as melhorias nos serviços online têm beneficiado o cidadão que, aos poucos, está se adaptando a uma nova realidade e buscando resolver suas demandas também pela internet.

ACESSO

Diversos contribuintes têm acesso à Nota Fiscal Eletrônica pela internet. Este é o caso do administrador Marcelo Alves que acessa o Sistema Tributário Municipal (STM) e realiza todas as suas demandas de casa e do trabalho, pela internet. "Antigamente quase toda semana estava na sede da Semfaz, atualmente, dificilmente vou até o órgão, faço tudo do meu computador e percebi o quanto os serviços prestados pela internet melhoraram", disse o profissional.

Para 2018, a Semfaz idealiza aumentar a equipe de TI, o que resultará em mais avanços nos serviços online e também prevê, para o próximo ano, que os cidadãos possam solucionar cerca de 90% das suas demandas de forma online, tendo ressalva apenas para os processos que necessitem de sigilo fiscal.

Pelo portal da Semfaz, além da emissão de NFSe, o contribuinte tem acesso a serviços como atualização de boleto e do IPTU, acesso ao ISS, emissão de guia de Alvará, consulta ao ITBI, emissão de certidões, Cadastro de Empresas Não Estabelecidas (CENE), entre outros serviços. O acesso ao STM também é online e por ele, o contribuinte consegue informações da Prefeitura de forma eletrônica, fácil e eficiente.

SAIBA MAIS

Passo a passo – NFSe
- Acessar o portal da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br);
- Do lado direito da tela, procurar o item 'Nota Fiscal Eletrônica';
- Clicar no item 'credenciamento';
- 'Efetuar Cadastro' em um dos itens especificados na tela;
- Após cadastro efetuado, 'salvar credenciamento' e voltar para a página inicial da Semfaz;
- Procurar o item, 'STM – Sistema Tributário Municipal';
- Efetuar login com dados cadastrados;
- E solicitar a Nota Fiscal Eletrônica.

Para maiores informações, os contribuintes devem procurar um dos postos de atendimento da Semfaz.
Postos de atendimento:
Sede Semfaz – Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima. Atendimento das 8h30 às 16h.
Procuradoria Fiscal (aos contribuintes inscritos em dívida ativa) – Rua do Sol, n° 83, Centro. Atendimento das 8h30 às 16h.
Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense) – Avenida Beira Mar, n° S/N, Centro. Atendimento das 8h às 18h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem