agencia

Notícias

Atualizado em 25/10/2017 às 14h39

Prefeitura realiza trabalho preventivo de limpeza de canais e galerias em bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza trabalho preventivo de limpeza de canais e galerias

A Prefeitura de São Luís intensificou o trabalho de limpeza de canais, galerias e bueiros com a aproxidade do período de chuvas na cidade. O objetivo dos serviços, executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), é desobstruir o sistema de drenagem, a fim de permitir o escoamento pluvial e evitar alagamentos e inundações. Os serviços contemplam varios bairros da capital, a exemplo do São Cristóvão e Coroado.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca como o serviço contribui para o bem estar dos ludovicenses. "O início dos trabalhos de limpeza de canais da cidade tem o objetivo de agir preventivamente para minimizar os impactos dos alagamentos durante o período de chuvas. A gestão do prefeito Edivaldo prioriza melhores condições de vida para a população e esses serviços garantem o livre escoamento das águas, além de combater a proliferação de focos de mosquitos nesses locais", ressaltou o secretário.

A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras. Já para a limpeza de bueiros e galerias, a Semosp utiliza caminhão hidrojato. Nos últimos dias, os serviços foram executados no São Cristóvão, no canal localizado ao fim da Avenida 2, e no canal afluente do Rio Paciência, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

No bairro Coroado, a limpeza de bueiros está sendo realizada com caminhão hidrojato, que tem capacidade para recolher até 10 toneladas de resíduos. O objetivo do serviço é retirar o entulho que, descartado de forma irregular, acaba obstruindo a passagem da água e prejudicando o escoamento. Além do trabalho de limpeza, a Prefeitura tem investido nos serviços de drenagem profunda, que além de evitar alagamentos e inundações, preserva a qualidade do pavimento.

Nas próximas semanas, outros locais da cidade mapeados pela equipe da Prefeitura de São Luís serão contemplados com a limpeza. O secretário adjunto de Obras da Semosp, Adriano Lobo, enfatizou que o cronograma de trabalho da secretaria beneficia pontos estratégicos da cidade. "Tivemos um período chuvoso bastante rigoroso durante este ano e as ações de desobstrução de canais, galerias e bueiros seguem um planejamento estratégico para eliminar pontos recorrentes de alagamentos, evitando transtornos para a população", reforçou.

O objetivo da ação é retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de resíduos nas vias públicas. A Prefeitura também tem combatido o descarte irregular de residuos com a criação de Ecopontos. Atualmente já são sete em funcionamento. A população também pode ajudar descartando os resíduos de forma correta e colocando o lixo na porta nos dias de coleta.  

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem