agencia

Notícias

Atualizado em 26/10/2017 às 18h44

Mostra de Talentos 2017 promove valorização dos usuários do Serviço de Convivência da Prefeitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove Mostra de Talentos 2017 do Serviço de ConvivênciaO cortejo cultural realizado na Rua Grande, pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) anunciava que esta quinta-feira (26), seria um dia dedicado à arte. A caminhada integrou a abertura oficial da Mostra de Talentos 2017, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Após o cortejo foram feitas apresentações culturais no Cine Teatro da Cidade.

Além do cortejo, a mostra traz outra novidade. Diferente dos outros anos, quando acontecia somente em um dia, este ano, o evento foi descentralizado e além da abertura, serão realizadas nove mostras territorializadas na Vila Nova, Vila Bacanga e Anjo da Guarda; Bairro de Fátima e Coroadinho; Vinhais, São Francisco e Bequimão; Maracanã e Estiva; Cidade Operária, Circo Escola, Vila Janaína e Cidade Olímpica; Sol e Mar e Turu; Liberdade e Centro; João de Deus, Cohab e Anil; e São Raimundo.

De acordo com a titular da Semcas, Andréia Lauande, a gestão segue uma orientação do prefeito Edivaldo de promover atividades que despertem a convivência comunitária, valorização cultural e principalmente o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas. "É gratificante presenciar a descoberta de tantos artistas. O que nós assistimos é uma pequena demonstração do trabalho sério e comprometido desenvolvido pela atual gestão nos nossos equipamentos sociais. Este ano a nossa mostra de talentos se dá de forma muito especial, sendo realizada dentro dos territórios, favorecendo o sentimento de pertencimento e valorização das comunidades", afirmou Andréia Lauande.

Este ano, as expressões artísticas foram desenvolvidas a partir do tema "Direito de Ser: protagonizando na luta contra qualquer forma de exploração" que foi dividido nos subtemas "Direito de ser criança"; "Direito de ser adolescente"; "Direito de ser idoso"; "Viver e Conviver"; "Família como construção do indivíduo"; "Diversidade e sociedade"; "Exploração do trabalho infantil"; "Exploração sexual"; "Trabalho escravo"; "Violências e Drogas".

ALEGRIA

A idosa Teresinha de Jesus, atendida pelo Cras Maracanã era só empolgação. A aposentada participou do cortejo e ainda dançou cacuriá durante a mostra. "É muito bom fazer parte disso, hoje é o nosso dia de brilhar e apresentar tudo que ensaiamos para esse lindo espetáculo", disse.

Já para o pequeno Lucas Araújo, 10 anos, apesar do nervosismo por encarar o palco pela primeira vez, o momento foi de pura alegria e emoção. "Deu um frio na barriga, mas foi tudo ótimo, ver todas essas pessoas nos assistindo e aplaudindo é muito legal. Nunca vou esquecer", afirmou o menino.

A MOSTRA

A Mostra de Talentos entrou para o calendário da Semcas há três anos, como culminância das atividades do SCFV, que é desenvolvido nos Centros de Referência e Assistências Social (Cras), os Centros de Convivência da Vila Luizão, Casa do Bairro e Circo Escola e por meio de instituições conveniadas.

O objetivo é promover a integração e a valorização dos talentos individuais e coletivos, fortalecendo a troca de experiências entre os diversos grupos do SCFV, bem como valorizar as diferentes formas de expressão artística.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

Em São Luís, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende mais de 5.000 pessoas organizadas em 224 grupos distribuídos em 60 bairros e conta com a parceria de uma rede socioassistencial constituída por 58 entidades conveniadas.

O serviço é desenvolvido nos equipamentos sociais da Semcas, com atividades no contraturno escolar nas áreas referenciadas de Cras, Casa do Bairro, Centro de Convivência da Vila Luizão e Circo Escola e compreende atendimento a quatro grupos por faixa etária: crianças até 6 anos; crianças de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos.

Busca ainda fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes; possuindo caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social.

SAIBA MAIS
PROGRAMAÇÃO
Este ano, Mostra de Talentos traz uma programação diversificada, com nove espetáculos que acontecerão em diferentes territórios da capital.
Mostra 1 – 01/11 às 15h / Território Liberdade, Centro, Casa do Bairro, Vida Ativa/ Local: Convento das Mercês.
Mostra 2 – 11/11 às 13h30 / Território Cidade Operária, Circo Escola, Vila Janaína, Cidade Olímpica / Local: Quadra de Esporte do Centro Educacional São José Operário (Av. Principal da Cidade Operária).
Mostra 3 - 14/11 às 14h /Território João de Deus, Cohab, Anil/ Local: Auditório da Fundação Nice Lobão – Cintra.
Mostra 4 - 14/11 às 14h / Território Maracanã e Estiva / Local: Quadra Poliesportiva na Praça do Bairro Itapera (Estrada do Quebra Pote, Itapera – Maracanã).
Mostra 5 - 17/11 às 14h/ Território Bairro de Fátima e Coroadinho/ Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Av. Newton Belo, S/N – Bairro de Fátima).
Mostra 6 - 23/11 às 14h/ Território São Raimundo / Local: Área externa da Igreja São Raimundo Nonato (Rua Projetada, Nº 15 – Conj. São Raimundo).
Mostra 07 - 24/11 às 14h/ Território Vila Nova, Vila Bacanga, Anjo da Guarda/ Local: Parque Botânico da Vale (Av. dos Portugueses, S/N – Anjo da Guarda)
Mostra 08 - 30/11 às 15h / Território Vinhais, São Francisco e Bequimão / Local: União de Moradores do Vicente Fialho (Rua Projetada, 243 – Vinhais).
Mostra 09 - 02/12 às 16h / Território Turu e Centro de Convivência / Local: Na rua do Centro de Convivência da Vila Luizão (Rua João Alberto, 71 – Vila Luizão)

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem