agencia

Notícias

Atualizado em 29/10/2017 às 11h20

Alunos da rede municipal recebem formação e kit de livros do IBGE

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos da rede municipal recebem formação e kit de livros do IBGEFomentar a leitura e o conhecimento em todas as áreas é uma das diretrizes da Biblioteca Municipal, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís. Desta maneira, os alunos da rede pública municipal, da U.E.B. Rosário Nina, participaram de uma ação promovida pela Biblioteca, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em que aprenderam sobre o funcionamento do IBGE e sobre o Censo Agropecuário, além de terem recebido um kit de livros, Atlas e agenda para incentivar os estudos.

Na oportunidade, o economista e técnico do IBGE na supervisão de disseminação de informações, Reinaldo Barros, esclareceu aos estudantes alguns termos técnicos, como o que é uma pesquisa e o que são questionários. Ele também explicou sobre o Censo Agropecuário e falou da importância de passar informações corretas ao IBGE. Estas pesquisas são encaminhadas ao Governo Federal e delas serão desenvolvidas políticas públicas para melhorar e atender a real necessidade daquele local.

Os estudantes puderam viver na prática um pouco do trabalho desenvolvido pelo Instituto, fazendo o papel de recenseador e recenseado, em uma dinâmica que usou como exemplo um levantamento para compra de calçados, usando os dados da pontuação dos calçados da turma. O aluno do 8º ano, Paulo Henrique Silva Pinto achou a atividade interessante e pôde notar uma grande variação nesta pequena experiência. Ele disse que já passaram na casa dele para realizar outros tipos de pesquisa.

A diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira, contou que este trabalho de conscientização desde a infância é de fundamental importância para que as melhorias cheguem. "Fizemos esta parceria com IBGE por entender que precisamos disseminar estes conhecimentos e reconhecer o trabalho que o Instituto desenvolve. Estamos formando cidadãos conscientes e que irão colaborar para que as políticas públicas aconteçam em todo país".

Segundo Rita Oliveira, a parceria será estendida para a 11ª Feira do Livro de São Luís. "Iremos fazer uma exposição na Feira para orientar a população do quanto é importante dar informações corretas, pois são a partir delas que muitos projetos de desenvolvimento serão implantados", completou. A 11ª FeliS irá acontecer de 10 a 19 de novembro, no Centro Histórico – Praia Grande, realizada pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

Ao todo, 30 kits foram entregues com livros de estudo do 6º ao 9º ano, com conteúdos de História, população, relevo, clima, regiões do Brasil e conhecimentos gerais do país. Dentro das ações realizadas pela Biblioteca de incentivo à leitura já foram distribuídos diversos kits literários e didáticos à escolas, bibliotecas de bairros e instituições comunitárias, além da implantação de Espaços de Leitura para comunidades da capital maranhense.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem