agencia

Notícias

Atualizado em 01/11/2017 às 18h35

Mostra de Talentos promovida pela Prefeitura de São Luís inicia apresentações nas comunidades

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Mostra de Talentos 2017 inicia apresentações nas comunidadesApós a abertura oficial com o Cortejo Cultural pela Rua Grande e as apresentações no Teatro da Cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), segue com a realização da Mostra de Talentos 2017. A partir desta quarta-feira (1), as expressões artísticas - música, teatro e dança - acontecem nos bairros de São Luís, valorizando os talentos revelados dentro das comunidades.

O Palco da primeira apresentação descentralizada foi o Convento da Mercês, onde se apresentaram crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das áreas da Liberdade, Centro, do Programa Vida Ativa e da Casa do Bairro.

De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, realizar a mostra de forma territorializada, atende uma demanda das comunidades, para que as expressões artísticas desenvolvidas dentro dos equipamentos sejam vistas e apreciadas pela população local. "Este ano de 2017, diferente dos outros, inovamos levando as apresentações para dentro dos bairros, valorizando as comunidades e despertando o sentimento de pertencimento e identidade dos territórios, mostrando que existem coisas boas para ser compartilhadas", disse.

A partir do tema "Direito de Ser: protagonizando na luta contra qualquer forma de exploração", a programação da Mostra de Talentos, na região do Centro, contou a Banda do Bom Menino na abertura e mais cinco apresentações. Musicopos, formada por crianças e adolescentes da Casa do Bairro; Cordel e apresentação musical do Cras Liberdade e Entidade Beneficente Nossa Senhora da Glória; Capoeira e Cordel de Tramas e Memória e Dança Ciranda, com idosos, adolescentes e crianças atendidas pelo Cras Centro; além da apresentação da Bateria Mirim da Flor do Samba estiveram na programação.

Crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo SCFV se apresentaram no palco do Convento das MercêsPara Maria Chrystiellen Santos, de 9 anos, foi um momento emocionante, já que a pequena se apresentava pela primeira vez para uma plateia tão grande. "Apesar de nervosa, estou gostando e me divertindo muito. Nossa apresentação fala sobre o combate ao trabalho infantil, uma mensagem muito importante sobre o lugar da criança, que tem de estudar e brincar", afirmou a menina.

Já a idosa, Maria de Jesus Silva, 70 anos, era só alegria. "É maravilhoso me sentir viva, dançando e levando boas energias para todos que estão aqui. Cada apresentação leva um pouco de cada um de nós, da nossa energia e felicidade", disse a idosa que se apresentou na Dança Ciranda.

MOSTRA DE TALENTOS

A Mostra de Talentos serão realizadas em mais oito áreas do município de São Luís, onde é promovido o SCFV, são elas:
11/11 - Cidade Operária, Circo Escola, Vila Janaína e Cidade Olímpica;
14/11 - Maracanã e Estiva;
14.11 - João de Deus, Cohab e Anil;
17/11 - Bairro de Fátima e Coroadinho;
23/11 São Raimundo;
24/11 - Vila Nova, Vila Bacanga e Anjo da Guarda;
30/11 - Vinhais, São Francisco e Bequimão;
02/12 - Sol e Mar e Turu.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

O Serviço de Convivência é desenvolvido nos Centros de Referência e Assistências Social (Cras), nos Centros de Convivência da Vila Luizão, Casa do Bairro e Circo Escola e por meio de instituições conveniadas. Este é um momento de encontro entre os participantes desse serviço para promover a troca de reflexões através de diferentes formas de expressão, sobre temas que fazem parte do dia a dia dos grupos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem