agencia

Notícias

Atualizado em 06/11/2017 às 15h52

Prefeitura promove discussão sobre áreas protegidas e recursos hídricos em conferência

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Na 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís, a Prefeitura de São Luís promoverá discussões sobre áreas protegidas e recursos hídricos, com foco nos desafios para gestão e educação ambiental. Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a conferência acontecerá nesta quinta-feira (9), a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). Durante o encontro, serão escolhidos os representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma).

A secretária municipal de Meio Ambiente, Maluda Fialho, destacou a relevância da discussão. "A Prefeitura está avançando na elaboração de projetos de preservação ambiental e nos esforçando para fortalecer as ações de educação ambiental, que é onde começa a mudança de postura, por meio da conscientização. A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente contribui com esse trabalho, sensibilizando a população para a importância de preservar, pois protegendo o meio ambiente estamos cuidando das gerações futuras", enfatizou a secretária.

A eleição dos conselheiros será realizada em assembleia deliberativa durante a conferência. Para compor o conselho, serão escolhidos, para mandato de dois anos, nove membros titulares e nove suplentes representantes da sociedade civil, de entidades como instituições acadêmicas de nível superior, organizações não governamentais, conselhos regionais de classe, movimentos populares, classe de empresários e dos trabalhadores.

Além da escolha dos conselheiros, a conferência resultará na elaboração de propostas para o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade ambiental e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Luís. O objetivo das discussões é, também, esclarecer acerca da importância da gestão, fiscalização, conscientização e monitoramento do meio ambiente local.

PROGRAMAÇÃO

A programação da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís contará com palestras, painéis temáticos, grupos de trabalho e pleitos de votação. As discussões terão início com a palestra magna "Áreas Protegidas e Recursos Hídricos: Desafios para Gestão e Educação ambiental" e a leitura do regimento interno da conferência.

Para elaboração das propostas, grupos de trabalho se reunirão para debater sobre dois eixos temáticos que envolvem a gestão e educação ambiental dos recursos hídricos e das áreas protegidas. As sugestões sistematizadas serão apresentadas na plenária final da conferencia, onde também serão apresentados os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente eleitos por seus grupos representativos.