agencia

Notícias

Atualizado em 10/11/2017 às 18h43

Prefeitura firma parcerias durante missão em cidades da França e países da Ásia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura firma parcerias durante missão em cidades da França e países da Ásia

Parcerias para além das fronteiras brasileiras estão sendo consolidadas para fortalecimento das ações na área do turismo em São Luís. A novidade é um dos resultados da missão de representantes da Prefeitura a cidades da França, China e Vietnã. O diálogo em cada cidade possibilitou o surgimento de acordos, como o firmado com a Prefeitura da cidade Francesa de Saint-Malo, que incentiva a criação de projetos compartilhados nas áreas do turismo, educação patrimonial e cultura.

Os resultados da missão, foram apresentados ao prefeito Edivaldo na última semana em reunião que contou com a participação do vice-prefeito, Julio Pinheiro, Socorro Araújo (Turismo), Ana Paulo Rodrigues (Relações Institucionais) e Aquiles Andrade (Patrimônio Histórico). Durante a reunião, o gestor municipal avaliou positivamente os encaminhamentos das visitas. "Estamos trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de nossa cidade. É nosso desejo ver São Luís crescer em vários aspectos. Para isso, parcerias como essas, especialmente nesse cenário de crise, são fundamentais para alavancar as ações e fortalecer as iniciativas do poder público municipal em prol desse desenvolvimento", afirmou Edivaldo. 


Representando o prefeito Edivaldo durante a missão, o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, explicou o objetivo da viagem. "Fomos com o intuito de estabelecer um diálogo ainda mais próspero para a materialização de acordos que beneficiarão as cidades e seus moradores. A ampliação dessas parcerias, por exemplo, permitirá o desenvolvimento de projetos para o fortalecimento do turismo na nossa cidade. Com essa relação próxima, pretendemos crescer e trabalhar para promover, no exterior, São Luís como destino turístico", pontuou o vice-prefeito.

Em Paris, na França, a comitiva ludovicense, participou do Encontro para Internacionalização das Comunidades Territoriais. O evento teve o objetivo de fortalecer a política internacional de cooperação entre o governo francês e governos de outras localidades em diversas partes do mundo. Ainda na França, na cidade de Saint-Malo, a Prefeitura de São Luís firmou um termo de cooperação, que possibilitará a realização de ações conjuntas entre as duas cidades.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, destacou a presença de turistas franceses em São Luís e o esforço que a Prefeitura tem realizado para desenvolver o turismo na cidade. "Em São Luís, há dados que nos indicam que o maior número de turistas que recebemos são franceses. O prefeito Edivaldo tem investido na requalificação da cidade para atrair a atenção dos visitantes e dar condições para que parcerias como essa com Sanit-Malo sejam eficazes. Esse momento é oportuno para desenvolvermos o nosso potencial turístico e incentivar a prática do turismo sustentável", disse a gestora.

CHINA E VIETNÃ

 

A comitiva esteve também em países como China e Vietnã. Na China, os representantes do poder público municipal estiveram nas cidades de Guangzhou e Wuhan. Em Guangzhou, a delegação participou da Feira de Cantão, considerada um dos maiores eventos de comércio internacional. Já em Wuhan, cidade-irmã de São Luís, a proposta foi estreitar ainda mais os laços que unem as duas cidades.

O relacionamento entre São Luís e Wuhan teve início em 2015 com a assinatura de um acordo para a promoção do desenvolvimento social mútuo. O segundo acordo assinado, em 2016, tratou de um Memorando de Cooperação com o objetivo de reforçar a amizade e colaboração entre as duas cidades, principalmente nas áreas de educação, esporte e portuária. Durante a visita à cidade, mais uma vez, os chineses manifestaram interesse em parcerias em áreas como agricultura, esporte, construção civil e infraestrutura e ciência e tecnologia.

Já no Vietnã, a delegação ludovicense passou pela cidade de Hue. A cidade vietnamita possui acordo de cidade-irmã com São Luís desde julho de 2016 e recebeu a equipe maranhense na sede da Prefeitura para tratativas em diversos setores, mas principalmente na área turística, além do assunto de suma importância para ambas às cidades, o patrimônio histórico.

O interesse na revitalização do patrimônio histórico das cidades estreitou de forma significativa os laços entre São Luís e Hue, abrindo portas para o interesse vietnamita no turismo de São Luís, na agropecuária e em diversos outros setores que podem possibilitar uma cooperação bilateral ainda mais vasta.

A secretária de Articulação Institucional da Prefeitura de São Luís, Ana Paula Rodrigues, enfatizou que a comitiva que visitou Hue possui grande expectativa na cooperação com a cidade para crescimento socioeconômico da capital do Maranhão. "A revitalização do patrimônio histórico, a aposta na indústria do turismo e vários outros fatores trazem grande similaridade às duas cidades, o que favorece o sentido da cooperação entre elas. Temos grandes planos para fazer valer cada vez mais o acordo de cidades irmãs com Hue", avaliou a secretária.

O presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade, também integrou a comitiva e avaliou positivamente os resultados da missão. "Foi um momento enriquecedor de troca de informações e compartilhamento de experiências. A gestão do prefeito Edivaldo tem se empenhado na execução de ações que objetivam o desenvolvimento da cidade e temos muito a ganhar com o estreitamento desse relacionamento com as cidades que visitamos e, consequentemente, com o fortalecimento dessas parcerias", disse.

Além de representantes da Prefeitura de São Luís, a missão contou com uma delegação maranhense composta por membros do Governo do Estado, de instituições privadas, de federações de indústria e comércio e de apoio às micro e pequenas empresas e das câmaras comerciais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem