agencia

Notícias

Atualizado em 11/11/2017 às 11h59

Prefeitura de São Luís entrega escola totalmente reformada e climatizada na Areinha

Já são cerca de 70 unidades de ensino entregues totalmente reformadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo entrega escola climatizada na AreinhaO prefeito Edivaldo entregou neste sábado (11), mais uma unidade escolar da rede municipal totalmente requalificada e climatizada, dando prosseguimento a um dos eixos do programa Educar Mais. Localizada na avenida dos Africanos, na Areinha, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha foi entregue depois de receber um conjunto de obras que transformaram a infraestrutura para melhor, mantendo intacto o calendário escolar.

Já são cerca de 70 unidades requalificadas e entregues à população, garantindo aos estudantes da rede municipal de ensino o direito de estudar em ambientes escolares mais dignos, apropriados e acolhedores.

Edivaldo participou da solenidade de entrega da unidade, acompanhado da primeira-dama do município, Camila Holanda; e dos secretários de Educação, Moacir Feitosa; de Articulação Política, Jota Pinto; e da secretária de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro.

"É mais uma escola que estamos entregando dentro do programa Educar Mais, que tem como um de seus eixos a melhoria da infraestrutura de toda a rede municipal", disse o prefeito Edivaldo reforçando o compromisso da Prefeitura com a melhoria da qualidade do ensino. Entre as ações do programa estão ainda a implantação do Sistema Municipal de Avalição de São Luís, fortalecimento dos programas de formação continuada e atualização da proposta curricular da rede municipal de ensino

A Maria Rocha foi totalmente requalificada e climatizada. A escola conta com cinco salas de aula, biblioteca, sala de informática, secretaria, diretoria, sala de professores, coordenação pedagógica, sala de vídeo, cozinha, três banheiros (um deles adaptado), e dois depósitos para alimentos e para materiais de higiene e limpeza.

"Conseguimos realizar toda obra sem causar nenhum percalço no calendário escolar. Essa é uma das nossas metas. Além de requalificação da escola estamos atendo no cumprimento do calendário. Até o ano de 2019 o calendário da rede escolar de São Luís estará todo unificado e regular", destacou o secretário Moacir Feitosa. Segundo o secretário, na requalificação das escolas está sendo dada atenção especial nas questões estruturantes, como a reforma do telhado, de rede elétrica e esgoto sanitário.

Coordenadora de projetos da Semed, a professora Adriana Carvalho, considera fundamental a melhoria das instalações da escola para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. O projeto, vencedor do Projeto Prefeito Criança, encontra-se em segundo ciclo de aplicação da parte técnica após a eleição dos representantes. "Com melhores condições, podemos iniciar a intenção junto à comunidade do entorno", ressalta Adriana Carvalho.

Inaugurada em 1983, a unidade escolar da rede municipal de ensino tem entre os alunos matriculados o primeiro prefeito criança de São Luís, Thiago Emanuel Cutrim, e a vice, Kimberly Marques Vieira. Com 315 estudantes em 10 turmas (1º ao 9º ano), nos turnos matutino e vespertino, a U.E.B. Maria Rocha passou por intervenções na rede elétrica, hidráulica e hidrossanitária; com manutenção de toda a instalação predial, restauração total dos telhados e pintura. Há nove anos a U.E.B. Maria Rocha não passava por uma reforma em toda sua estrutura.

"Com certeza temos agora uma escola melhor. Isso é muito bom para a nossa aprendizagem. Com as salas climatizadas, novas carteiras, nova biblioteca e sala se informática podemos dizer que temos uma escola com boa infraestrutura ", avaliou o prefeito criança, Thiago Emanuel.

Os alunos da escola receberam o prefeito com o Receita Coisa de Criança, enfocando a criança e a educação. O recital é parte das atividades pedagógica da escola com destaque para o projeto 4Rs na escola, vencedor do concurso com participação da rede municipal, que ensejou a eleição do prefeito e vice-prefeita criança.

No entendimento da aposentada Lúcia Maria de Jesus revelou sua satisfação com a obra de requalificação da escola prestigiando o ato de entrega pelo prefeito Edivaldo. "Esta é a melhor escola que temos neste bairro. Ficou muito melhor agora. Meus três netos estudam aqui e estão muito satisfeitos", disse Lúcia de Jesus.

Projeto criança

O prefeito criança, Thiago Cutrim, e a vice prefeita criança, Kimberly Saori, são estudante do 6º ano da UEB Maria Rocha. O projeto Prefeito Criança é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação é pioneira no Estado. O pleito aconteceu no dia 6 de outubro e os eleitos foram empossado em 11 de outubro, no salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Areinha.

Vencedor do concurso de escolha do Prefeito criança em 2017, o 4R´s na Escola desenvolvido na UEB Maria Rocha é um projeto piloto da Semed, essencialmente pedagógico. Por meio dele são realizados nas escolas debates sobre questões políticas, democracia e meio ambiente. A partir daí as crianças iniciam o desenvolvimento de projetos específicos para suas unidades escolas.

No primeiro turno da escolha do prefeitos, os alunos defenderam os projetos em sala de aula. Após isso, um representante de cada de escola, de cada um dos seus núcleos da educação municipal, defendeu o projeto para um banca examinadora composta por professores da UFMA.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem