agencia

Notícias

Atualizado em 16/11/2017 às 18h36

Prefeitura investe em infraestrutura e transforma bairros do Itaqui-Bacanga

Neste ano, os bairros Anjo da Guarda, Gancharia e Residencial Paraíso já receberam obras do programa Asfalto na Rua, ampliando o pacote de urbanização da Prefeitura de São Luís na região

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo levou obras de relevância para a área Itaqui-BacangaNo Itaqui-Bacanga, cerca de 120 mil ludovicenses que vivem na área têm sido impactados positivamente com o pacote de obras da Prefeitura de São Luís, planejado e executado na gestão do prefeito Edivaldo. Os serviços levam mais qualidade de vida à população que agora pode contar com ruas pavimentadas, sistema de drenagem e iluminação que resultam em mais segurança, mobilidade e dignidade para os moradores da área. As ações, executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), fazem parte do programa de urbanização de São Luís Asfalto na Rua.

A mudança do cenário na região é resultado de um trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Edivaldo desde o início da sua gestão. "Mesmo diante de uma crise econômica, estamos avançando com ações em áreas prioritárias como a infraestrutura. O trabalho desenvolvido em regiões como a do Itaqui-Bacanga demonstra nosso esforço em beneficiar as áreas que eram mais carentes de investimentos do poder público na cidade. Esse é um empenho que vem apresentando resultados positivos na vida dos moradores", disse o chefe do executivo municipal.

O trabalho apresenta melhorias na vida dos ludovicenses que vivem e trabalham na região. Moradores do Anjo da Guarda, como a comerciante Mércia Ribeiro, contam como são perceptíveis as mudanças na área. "Moro há 23 anos no bairro. Os prefeitos anteriores entravam no bairro e diziam que estavam asfaltando as ruas quando não estavam. Agora vimos uma mudança. Não só eu, mas toda a comunidade foi beneficiada. Sou muito grata pelo que foi feito pelo bairro", disse a moradora da Rua Bolívia.

"Aqui era feio demais, pois o bairro todo era só lama. Agora, estamos com tudo ajeitadinho. Os carros para passar nas ruas era uma luta. Melhorou até o movimento aqui no comércio. Ficou tudo muito bom", ressaltou o comerciante, Isane Lima, 58 anos, morador do Residencial Paraíso desde a fundação do bairro, há 20 anos.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explicou como o trabalho promove mudanças favoráveis nos bairros. "O investimento na infraestrutura melhora até a circulação de renda na região, principalmente por conta da movimentação no comércio. Além disso, favorece a mobilidade, a trafegabilidade nas vias, facilitando o acesso de ambulâncias e viaturas, beneficiando também as áreas da saúde e da segurança", disse o secretário.

ASFALTO NA RUA

As ações do programa Asfalto na Rua, executadas com recursos próprios da Prefeitura, beneficiam bairros como Gancharia, Residencial Paraíso e Anjo da Guarda. No bairro Gancharia, o Asfalto na Rua contemplou a Rua Paraíso, Rua 03/Nova, Rua da Amizade, 1ª Travessa da Rua 03, 2ª Travessa da Rua 03, 3ª Travessa da Rua 03, 1ª Travessa da Rua 02, 1ª Travessa da Rua 01, 2ª Travessa da Rua 02, Rua da Mangueira, Travessa do Cajueiro e as ruas 01, do Cajueiro, Tancredo Neves, Kleber Sobrinho e Vila Rica.

No Residencial Paraíso, a pavimentação beneficia vias como as ruas Palmares, Babaçu, 28 de Abril, Esmeralda, Airton Senna, Diamantina, Topázio, Marfim, Nova Vista, Benjamin Constant e Claudio Pereira; as travessas do Poço, Babaçu, Carlos Magno, Duque de Caxias e Diamantina; a 2ª Travessa Canarinho, a 1ª Travessa Lírio do Vale e a 1ª Travessa Canarinho. No Anjo da Guarda, os serviços foram executados em ruas como Austrália, Argélia, Argentina, Arabia, Bolívia, Paquistão, Egito, Projetada, Israel, Japão, Chile, Espanha, Canadá e Quênia e nas travessas 29 e Austrália, e nas 1ª e 2ª travessas Inglaterra/Honduras.

A pavimentação com bloquetes também foi uma estratégia adotada pelo poder público municipal no processo urbanização do Itaqui-Bacanga. Bairros como Residencial Paraíso, Santa Clara, Vila dos nobres, Vila Isabel, Vila Maruim, Vila Natal, Vila Riod e Vila São João, tiveram vias pavimentadas com bloquetes.

MAIS ASFALTO

Já em parceria com o programa Mais Asfalto, do Governo do Estado, também foram contemplados com a pavimentação bairros como Alto da Esperança, Anjo da Guarda, Sá Viana, Vila Ariri, Vila Embratel, Vila Isabel e Vila São Luís. 

O motorista Cláudio Carvalho, 47 anos, morador da Vila Embratel, circula diariamente pelos bairros vizinhos e reconhece a transformação da área Itaqui-Bacanga. "Ajeitaram tudo por aqui. As ruas estão melhores para trafegar e até para a polícia trabalhar ficou melhor. Esse é um trabalho que traz, além de melhor estrutura pros bairros, mais segurança também para os moradores", enfatizou.

DRENAGEM

Por conta da ausência de infraestrutura adequada, a região sofria também com a falta de um sistema de drenagem que permitisse o escoamento das águas pluviais. Entre os bairros contemplados com os serviços de drenagem estão o Residencial Tadeu Palácio, Residencial Paraíso, Vila dos Nobres, Sá Viana e Vila Natal. Uma das obras mais expressivas foi realizada no Sá Viana, no canal do Jambeiro, que abrange uma área de 760 metros, beneficiando também moradores do Piancó.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem