agencia

Notícias

Atualizado em 30/11/2017 às 15h23

Estudantes da rede municipal apresentam ações em projeto de preservação ambiental

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com a professora, alunos apresentam trabalhos realizados durante o projetoA preocupação com a preservação ambiental, combate ao desperdício e a promoção de hábitos alimentares saudáveis foram temas trabalhados no projeto "Meio Ambiente Qualidade de Vida", desenvolvido na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Elizabeth Fecury, bairro Vila Isabel. O projeto, executado durante seis meses na escola, foi encerrado esta semana, com a presença dos professores, coordenadores pais e familiares dos estudantes e comunidade escolar. Na oportunidade, as crianças apresentaram os trabalhos como resultado do projeto.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou a importância da preservação para as crianças e a motivação que se faz necessária para que elas possam ser protagonistas de mudanças em suas escolas, casas e comunidades. "As aulas práticas ajudam a consolidar o conteúdo que é repassado pelo professor em sala de aula, promovendo uma vivência real para o estudante, que passa a se ver como protagonista das mudanças que precisam ser praticadas no ambiente escolar e em sua comunidade, para a preservação da natureza", destacou Moacir Feitosa.

A professora Márcia Cristina Muniz trabalhou com as crianças da turma do Infantil II o tema "Preservação e Conservação do Meio Ambiente". "Fizemos diversas atividades, experiências e adquirimos conhecimentos voltados ao exercício da cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. É importante desenvolver nas crianças desde os primeiros anos de idade o senso do cuidado e responsabilidade pelo mundo em que elas vivem", explicou a educadora.

Lara Cristina Silva Cardoso, 5 anos, contou entusiasmada, sobre o dia em que plantou pela primeira vez uma mudinha. "Gostei muito de plantar, é muito bom brincar com a terra. A tia nos ensinou como devemos plantar e cuidar das plantinhas", disse.

O tio do pequeno Diego Freitas de Sousa, 6 anos, Doriedson de Sousa, 26 anos, considerou a atividade essencial para a construção de futuros cidadãos conscientes. "Gostei de assistir as atividades produzidas no projeto. Hoje pude ver que o Diego é bem mais espontâneo que dentro de casa. Ele soube explicar direitinho o que aprendeu sobre o meio ambiente".

Arilene Silva Santos, 30 anos, mãe de Artur Santos Cardoso, 5 anos, aproveitou o momento para agradecer o corpo docente e funcionários da escola pela dedicação com as crianças. "Quero deixar o meu muito obrigado a todos os funcionários da escola. Tenho quatro filhos e todos eles passaram por aqui, o Artur é o caçula. Sempre sou convidada a participar e faço gosto de estar presente nas atividades dos meus filhos na escola".

A turma do Infantil I desenvolveu o tema "Alimentação saudável: uma boa opção para uma vida mais longa", que objetivou incentivar os pais e as crianças a consumir cada vez mais alimentos naturais e saudáveis. "Muitas crianças trazem alimentos industrializados de casa, na maioria das vezes os próprios pais estimulam uma má alimentação. E com o projeto buscamos conscientizar não só as crianças, mas os pais que precisam criar novos hábitos para o bem-estar e saúde de todos," completou a professora Ana Carolina Martins Matos.

A estudante Raina Fernandes, 5 anos, contou que em sala de aula fez desenhos e pinturas sobre alimentos saudáveis. "Temos que comer muitas frutas para nossa saúde". Já o Luís Fernando Macedo Sousa, 5 anos disse que sua fruta preferida é mamão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem