agencia

Notícias

Atualizado em 01/12/2017 às 16h31

Biblioteca Municipal faz contação de histórias na III Campanha Estadual de Incentivo à Leitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos da rede municipal participam de atividades da Campanha Estadual de Incentivo à Leitura"Dia de Ler. Todo Dia. Por um Maranhão de Leitores" é o tema da III Campanha Estadual de Incentivo à Leitura, que tem o objetivo de incentivar a formação de leitores. A Campanha acontece em todo o Estado e esta semana a capital maranhense e mais 33 municípios fizeram o 'Dia D da Leitura' com programação de oficinas, contação de histórias, rodas de conversas, apresentações teatrais, performances, lançamento de livros, palestras, conversa com escritores, inserções literárias e exposição. A Biblioteca Municipal, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, foi mais um ano parceira da campanha, coordenada pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que reuniu 15 instituições do seguimento de livro, leitura, literatura e biblioteca.

"A campanha é realizada desde 2015 e nada mais importante do que fazermos este dia de incentivo, porque a transformação social só será possível com uma sociedade leitora. Este ano, a Biblioteca Benedito Leite foi ocupada por instituições parceiras e resolvemos descentralizar a programação para atender também aos bairros, com atividades no Circo Escola da Cidade Operária. Nos outros municípios do Estado serão utilizados os espaços das Bibliotecas Municipais, dos Faróis do Saber em funcionamento e Polos Universitários", frisou Aline Nascimento, coordenadora da Campanha Estadual e Diretora da BPBL.

A Biblioteca Municipal participa da campanha desde o início. Segundo a diretora, Rita Oliveira, a ação soma com o trabalho desenvolvido ao longo do ano no espaço cultural, buscando uma cidade mais leitora. "É um dia importante de chamamento para leitura, por isso todos nos mobilizamos para atender o público, que são, na maioria, estudantes da rede municipal de ensino".

A contadora de histórias Lívia Lima, da Cia do Imaginário, contou para o público infantil as histórias "A menina levada e a serpente encantada", do escritor maranhense Wilson Marques; "A galinha que criava um ratinho", de Ana Maria Machado, e o conto popular "O macaco e o boneco de cera".

O estudante da U.E.B. Alberto Pinheiro, José Ryan, de 8 anos, aproveitou a programação e o espaço da biblioteca para conhecer novas histórias. "É a segunda vez que venho, gosto muito de ler, principalmente sobre lendas e mistérios. Desde que aprendi a ler não parei e já li 15 livros", contou.

A campanha tem os apoios da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Supervisão de Bibliotecas Escolares, Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude), Secretaria Municipal de Educação (Semed/Ensino Fundamental e Educação Infantil), Biblioteca Municipal, Casa de Cultura Josué Montello, Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária, Clube do Livro Maranhão, Academia Maranhense de Letras, Academia Ludovicense de Letras, Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Museu dos Capuchinhos, Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB/13ª, Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Voluntários Vale, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Rede de Bibliotecas Faróis do Saber e Bibliotecas Públicas Municipais do Maranhão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem