agencia

Notícias

Atualizado em 03/12/2017 às 13h52

Feirinha São Luís inicia dezembro com homenagem ao Dia Nacional do Samba

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Sambistas celebram ao som de muita batucada na Feirinha São LuísA Feirinha São Luís deste domingo (3), na Praça Benedito Leite, foi palco para os bambas que celebraram o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. Na programação, além das já tradicionais barraquinhas de produtos agroecológicos, comidas típicas, artesanato e literatura local, atrações que levaram alegria e batucada de qualidade ao público. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Feirinha São Luís acontece sempre aos domingos na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h.

"Agregamos a cada nova edição um tema atual, renovando o público e fazendo um evento democrático, de lazer, de comércio e de interação social, reunindo famílias inteiras que podem aproveitar para curtir a programação cultural e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses", disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Se apresentaram no palco da Feirinha para celebrar o Dia do Samba, a anfitriã Banda da Feirinha, Batuque dos Arcanjos (gospel), grupo Feijoada Completa que apresentou o show Clássicos do Samba. E ainda Fernanda Garcia e banda com o show Samba da Benção, além da banda Mákina du Tempo, com o show Sambas Batucada.

Nessa 26ª edição, a Barraca do Chef foi comandada por Eline Mendonça, que levou para a Feirinha delícias como churrasquinho, casquinha de caranguejo, isca de peixe, arroz de marisco, frango a passarinho, creme de camarão, vatapá, pernil de porco, e escondidinho de carne de sol.

Nas edições anteriores, passaram pela Barraca do Chef nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa, Warwick Trinta, Delmo Junior e Ormilo Neto, que conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.

Suellen Cavalcante é advogada e conheceu a Feirinha pela primeira vez. "Eu estou impressionada com a Feirinha São Luís, muitos amigos já tinham me falado que é muito boa, eu decidi conhecer agora nas férias de dezembro e não me arrependo nem um pouco, ainda mais com esse samba, que eu adoro, e tanta opção para almoçar, eu pretendo voltar sempre, com certeza", disse Suellen.

Além de expor a diversidade cultural da cidade, a Feirinha fomenta a economia criativa aos produtores da capital em mais de 11 polos, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 30 para artesanato, 22 de alimentação e 11 food trucks.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem