agencia

Notícias

Atualizado em 05/12/2017 às 14h25

Prefeitura abre Espaço do Empreendedor e incentiva economia na região Itaqui-Bacanga

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Espaço do Empreendedor, localizado no Anjo da Guarda, visa atender público da região Itaqui-BacangaVisando fomentar a atividade empreendedora na região Itaqui-Bacanga, estimular as potencialidades das pequenas empresas locais e formalizar os pequenos negócios, a Prefeitura de São Luís inaugurou, segunda-feira (4), no Anjo da Guarda, o Espaço do Empreendedor. Com mais esse serviço executado pelo município, a região Itaqui-Bacanga ganha um reforço para o desenvolvimento do comércio local e a formação de novos empreendedores. 

O espaço é uma iniciativa executada por orientação do prefeito Edivaldo, que vê na ação uma oportunidade de promover e estruturar a atividade empreendedora formal no município, além de estimular o desenvolvimento econômico, social e humano na região contemplada.

"Nosso objetivo é aproximar a comunidade dos serviços ofertados na área do empreendedorismo e tirar da informalidade diversas atividades econômicas existentes nessas regiões da capital. Por meio de um esforço conjunto, estamos levando à população políticas públicas que promovam a geração de resultados perenes, tanto para as pessoas como para a economia do nosso município", afirmou o prefeito Edivaldo.

Com a instalação do Espaço do Empreendedor, no Anjo da Guarda, a população da região Itaqui-Bacanga conta agora com um local amplo e confortável, onde pode obter informações e solicitar serviços voltados principalmente à formalização do Microempreendedor Individual (MEI), que é aquele que trabalha por conta própria, porém legalizado e emitindo nota fiscal; que ganha menos do que R$ 60 mil ao ano, não é sócio de nenhuma outra empresa e pode ter apenas um funcionário com salário mínimo ou piso da categoria. Registrado como MEI, o empreendedor tem maiores facilidades para conseguir crédito e empréstimos bancários, é isento de impostos federais e passa a ter acesso aos auxílios maternidade e doença; aposentaria, entre outros benefícios.

O espaço funciona no Centro de Trabalho e Cidadania - Casa Brasil, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), em parceria com o Governo do Estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho de Contabilidade do Maranhão (CRC).

Atendendo em dois turnos - manhã e tarde – os serviços disponibilizados no local são prestados com apoio de servidores das secretarias municipais de Fazenda, Urbanismo, Meio Ambiente e Saúde, que foram capacitados pelo Sebrae e pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema).

SERVIÇOS

O Espaço do Empreendedor disponibiliza ainda toda a estrutura para realizar a emissão de certidões municipais, fornecer informações, orientações e serviços relativos à concessão de microcréditos, em parceria com instituições bancárias; fazer o atendimento unificado da fiscalização municipal de vigilância sanitária, meio ambiente, tributos, posturas e obras; formalização de microempresas e empresas de pequeno porte; realizar cursos, palestras e capacitações para empreendedores. Disponibiliza também informações sobre incentivos fiscais; programas de regularização fiscal; treinamentos; realização de consulta e pesquisas em busca prévia de localização via Redesim, que é um sistema integrado que permite a abertura, o fechamento, a alteração e a legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

A moradora do Anjo da Guarda, Fernanda Silva Santos, 41 anos, considera o espaço como uma ação de estímulo aos empreendimentos locais. "Nossa região é muita grande e com muitas pessoas desenvolvendo atividades informais. Ter um espaço como este, onde é possível obter todo o tipo de orientação na área, é um avanço para a comunidade", disse ela.

Sua opinião é reforçada pela estudante Jéssica Pinto Costa, 20 anos, também moradora do bairro. "Contar agora com este espaço, sem dúvida, vai contribuir com o crescimento da região e o desenvolvimento dos pequenos empreendedores", concluiu a estudante.

SOCIAL

Além do Espaço do Empreendedor, a Prefeitura, por meio da Semcas, também está presente na Casa Brasil e é responsável pela sala Espaço Digital (laboratório de informática), e duas salas de Inclusão Socioprodutivas, onde serão realizadas oficinas de orientação para o mundo do trabalho, bem como palestras e construção de oportunidades de qualificação. O trabalho na Casa Brasil está pautado por ações conjuntas no sentido de promover uma atuação integrada, com vistas à informação, orientação, acesso e inclusão da população ao mundo do trabalho.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da população daquela região e especificamente dos atendidos pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas), do Anjo da Guarda, Vila Nova e Itaqui-Bacanga.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem