agencia

Notícias

Quinta-feira, 07/12/2017 - 14h35

Passeio Serenata homenageia os 20 anos do título de São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Público assiste ao espetáculo para saber mais sobre a história de São LuísFrias de Mesquita, Daniel de La Touche, Claude d'Abbeville, entre outras personalidades que fizeram parte da história do Maranhão e de São Luís foram representados durante o Passeio Serenata que celebrou os 20 anos do título de São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade, na noite de quarta-feira (6), no Centro Histórico. O evento foi uma homenagem da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e partiu da Praça Benedito Leite seguindo por várias ruas até chegar à Praça Nauro Machado, onde encerrou.

Com o tema comemorativo, o roteiro do Passeio Serenata foi alterado de forma a enaltecer a cidade e passar mais informações sobre a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no dia 6 de dezembro de 1997. "A gente tem que entender que isso tudo é nosso e por isso nós temos que cuidar e preservar os casarões, as ruas e toda São Luís. O Passeio Serenata e os programas da Setur buscam trazer mais vida para o Centro, um dos bairros mais bonitos da nossa capital", explicou a secretária de turismo, Socorro Araújo.

Em meio a dezenas de pessoas que cantaram e dançaram com a banda, estava o casal Pedro Caetano e Carla Castro, que se programaram para participar do evento e gostaram das músicas, das informações do guia e dos personagens. "No caminho, a gente vai aproveitando as músicas e nas paradas a gente vê os personagens falando, em primeira pessoa, como era a sua vida. Eu adorei a dinâmica", explicou Carla.

Além dos personagens históricos, as companhias Betto Bittencourt e Tramando Teatro deram vida à uma poetisa, a um negro e a duas mulheres de portugal, todos falando sobre a antiga São Luís. O texto levou o público a entender mais sobre aspectos como o clima e o modo de vida dos séculos XVIII e XIX. Para encerrar o passeio, o ator Guilherme Guimas encarnou Bandeira Tribuzi e declamando poesia e cantando para os presentes.

REVIVA

O Passeio Serenata comemorativo foi o penúltimo evento do ano do programa Reviva, da Prefeitura de São Luís, que engloba ainda o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae. Para encerrar as atividades com chave de ouro, será realizada uma edição especial do Sarau Histórico, no dia 20 de dezembro, festejando o nascimento de Jesus Cristo. O Sarau ocorrerá na Praça Benedito Leite que, assim como o Centro Histórico, está totalmente iluminada para as festas de fim de ano.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem