agencia

Notícias

Atualizado em 11/12/2017 às 18h27

Em parceria com o Governo, Prefeitura fortalece reinserção de detentos no mercado de trabalho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programa Rumo Certo amplia parceria entre Governo e Prefeitura na capacitação de detentosFoi realizado na manhã dessa segunda-feira (11), no Palácio Henrique de La Rocque, a cerimônia solene de lançamento do programa Rumo Certo, do Governo do Estado, que tem como um dos parceiros a Prefeitura de São Luís. O programa tem o intuito de beneficiar pessoas presas, seus familiares e egressos, proporcionando capacitação profissional e potencializando a alfabetização e a ampliação da educação formal no sistema penitenciário do Maranhão. Assim, caberá à gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), dar continuidade e ampliar as capacitações que já são ofertadas aos detentos.

O programa possibilitará também a implantação de hortas nos presídios da capital, com assistência técnica e acompanhamento especializado dos engenheiros de produção agrícola da Semapa em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os órgãos já ofertam, periodicamente, cursos de capacitação na área alimentar voltados para internos das unidades de ressocialização da capital.

Durante a cerimônia, Flávio Dino falou sobre a relevância do programa e destacou os avanços no âmbito prisional do Maranhão. "Essa iniciativa, de promoção da profissionalização e educação, sem dúvida, é um enorme avanço para o sistema prisional do estado. Além disso, demonstra a preocupação dessa gestão com a plena reinserção social da pessoa presa. Muito já foi feito, mas sabemos também que ainda temos que fazer bastante", disse o governador.

"A Prefeitura de São Luís entende a importância de propiciar a todos os cidadãos a oportunidade de aprender um ofício, de ter crescimento profissional e de integração social. Esta é uma ação efetiva, orientada pelo prefeito Edivaldo, para ressocialização dos internos e reinserção deles no mercado de trabalho, após pagarem sua dívida com a sociedade", disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

SERVIDORES

Os servidores penitenciários também serão beneficiados com o programa Rumo Certo com cursos de extensão, qualificação e pós-graduação. "O Rumo Certo veio para aumentar a oferta de escolaridade e profissionalização no âmbito penitenciário. Ao todo, serão mais de 45 mil vagas ofertadas, das quais mais de 41 mil são para cursos de capacitação profissional; 2.500 voltadas a cursos preparatórios de pré-vestibular; 400 vagas para pós-graduação; e 1.500 vagas para alfabetização, isso conforme a necessidade de cada público-alvo", explica o titular da Seap, Murilo Andrade Oliveira.

Por meio da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, são realizados cursos de capacitação de internos da unidade prisional do Olho d'Água, como também na Penitenciária Feminina. Os detentos aprendem a fazer compotas e geleias de abacaxi, goiaba, mamão, banana, além de doce de leite e licores de jenipapo, maracujá e abacaxi, bolos, doces e salgados. O trabalho é executado pela Superintendência de Produção da Semapa, via Coordenação de Transformação de Alimentos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem