agencia

Notícias

Terça-feira, 12/12/2017 - 14h42

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social faz balanço positivo de atividades em 2017

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Membros do Comdes em reunião de balanço anual do conselhoO Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes), órgão instituído pela Prefeitura de São Luís, apresentou, nesta quinta-feira (12), em sua 6ª reunião ordinária, balanço de atividades desenvolvidas este ano. O secretário municipal de Planejamento e membro titular do órgão, Cursino Moreira, avaliou positivamente a atuação do colegiado, pontuando como principais propostas implementadas em 2017 a elaboração do Plano Plurianual (PPA), a adesão ao Sistema Integrado RedeSim, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais brasileiras; a implantação do Espaço do Empreendedor e a capacitação de novos agentes de desenvolvimento. A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM).

Segundo Cursino Moreira, o Comdes tem sido fundamental na identificação e solução de problemas e na proposição de diretrizes para o fortalecimento da economia local, a atração de investimentos, a geração de empregos e a melhoria do ambiente visando à formulação de novos negócios na cidade. "O conselho teve atuação significativa na construção das políticas públicas municipais e na articulação de propostas visando à promoção do desenvolvimento da capital. São políticas públicas de estado com resultados de curto, médio e longo prazo, em favor da cidade e da população", observou o secretário Cursino Moreira.

Um dos projetos surgidos dentro do conselho e consolidados este ano foi a implantação do Espaço do Empreendedor, na região Itaqui-Bacanga. A ação é uma iniciativa executada por orientação do prefeito Edivaldo, visando promover e estruturar a atividade empreendedora formal no município, além de estimular o desenvolvimento econômico, social e humano na região contemplada. O serviço presta orientações e apoio à formalização de negócios.

FUTURO

O titular da Seplan informou ainda que grande parte das políticas públicas de desenvolvimento implementadas no município com apoio do Comdes está inserida no grande "Plano São Luís 2013-2033: Gestão Estratégica Orientada para Resultados", que traz em seu bojo ações com resultados de longo prazo e apresenta cenários para São Luís no horizonte de 20 anos, pensando e planejando a cidade para o futuro.

Na reunião de avaliação das ações do Comdes foram apresentadas ainda as propostas em execução para o desenvolvimento dos setores econômicos, sociais, educacionais e ambientais. Entre elas estão a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que será enviada à apreciação da Câmara Municipal de São Luís, e a implantação do conteúdo de empreendedorismo nas escolas municipais, em parceria com o Sebrae-MA.

O Comdes tem propostas também para envolver a área acadêmica no processo de desenvolvimento econômico e social da cidade. A ideia é realizar workshops com instituições superiores de ensino, para que os acadêmicos possam apresentar trabalhos, pesquisas e projetos, de forma que os estudos saiam do papel e sejam incorporados e executados na prática pelo setor público.

SAIBA MAIS

O Conselho
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão de caráter consultivo, que tem o prefeito Edivaldo como presidente. O órgão tem como função principal fomentar o diálogo entre os atores da sociedade local, visando à articulação na promoção do desenvolvimento econômico e social do município de São Luís, no âmbito das políticas de longo prazo, que excedem um período de governo.

O Comdes é composto por membros conselheiros representantes das secretarias municipais com atribuições legais voltadas às áreas econômicas e sociais; representante do Poder Legislativo Municipal, além de 30 entidades representantes de diversos setores da sociedade.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem