agencia

Notícias

Quinta-feira, 14/12/2017 - 09h24

Prefeitura certifica agentes de esporte do programa 'Resgatando Vidas através do Esporte'

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Mais de 60 professores foram capacitados por meio do programa

A Prefeitura de São Luís certificou, na tarde desta terça-feira (13), os agentes de esporte da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) que participaram do programa 'Resgatando Vidas através do Esporte'. A certificação foi realizada durante o seminário "O esporte como instrumento de socialização", que também contou com a entrega de kits para aperfeiçoamento da prática do atletismo aos 10 núcleos do projeto 'Movimento e Resgate'. As ações integram o conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo poder público municipal para fortalecimento da política de incentivo ao esporte.

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin, destacou que mesmo em um cenário econômico desfavorável, a Prefeitura de São Luís tem investido na oferta do esporte às crianças. "Esses professores saem da sua zona de conforto para se dedicarem a esse ofício. Por isso, estamos valorizando esse e fortalecendo esse elo entre os estudantes e os instrutores, através da entrega dos materiais esportivos e da capacitação contínua dos agentes de esporte", ressaltou o titular da Semdel.

O programa 'Resgatando Vidas' é executado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. "A exemplo desse programa, conseguimos com êxito realizar, com os recursos do fundo, ações que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. A gente sabe o quanto a participação das crianças nas atividades esportivas contribui para que elas permaneçam longe das drogas, por isso apoiamos essa iniciativa da Prefeitura", disse a presidente do CMDCA, Janicelma Fernandes.

AÇÕES

As ações do programa 'Resgatando Vidas' são executadas desde 2015 e, entre outras atividades, prevê a formação contínua dos agentes de esporte que integram o 'Movimento e Resgate'. É também por meio do programa que o poder público municipal adquire materiais esportivos para fortalecer a prática do atletismo nas regiões do Itaqui-Bacanga, São Francisco, Cidade Operária, São Cristóvão, Alemanha, Sacavém, Centro, Anil, Cohama e Mato Grosso, onde estão localizados núcleos do programa.

Durante a formação, mais de 60 professores foram capacitados em 10 módulos que totalizaram 240 horas. As oficinas pedagógicas envolveram temáticas como primeiros socorros, psicologia do esporte, treinamento esportivo, recreação e lazer, orientação nutricional, estatuto da criança e adolescente, práticas restaurativas, uso de substâncias psicoativas e direitos humanos, combate à violência sexual e inclusão versus exclusão.

A coordenadora do 'Resgatando Vidas através do Esporte', Keila Carvalho, explicou o objetivo da capacitação. "Os instrutores precisavam desse embasamento acerca da política que envolve os direitos da criança e do adolescente. Essa formação potencializa o trabalho dos agentes de esporte que atuam pela secretaria nas comunidades", destacou.

O agente de esporte Raimundo Ferreira atua na área de Futebol de Campo na Vila Itamar e foi um dos instrutores capacitados. Para ele, a capacitação contribuirá para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas junto às comunidades. "Essa formação trouxe muito conhecimento a nós. Essa qualificação faz com que busquemos melhorar nosso trabalho e a nossa forma de conviver com as crianças e atuar nas comunidades de forma geral", disse.

                                 Acesse aqui galeria de imagens