agencia

Notícias

Atualizado em 15/12/2017 às 16h55

Programas 'São Luís Saudável' e 'Vida Ativa' encerram atividades de 2017 com ação social e de lazer

Os programas da Prefeitura de São Luís são voltados para os idosos e têm como objetivo promover a qualidade de vida

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Idosos assistem a espetáculo de Natal durante atividade esportiva e culturalIdosos dos programas 'São Luís Saudável' e 'Vida Ativa' participaram de confraternização marcando o encerramento das atividades das ações sociais. Mais de 30 idosos reuniram no salão do Parque Bom Menino, Centro, na tarde desta quinta-feira (14), para se divertir com a programação preparada especialmente para eles. Realizadas pela Prefeitura de São Luís, as ações têm como proposta garantir momentos de esporte, lazer e interação para pessoas a partir dos 60 anos. O programa São 'Luís Saudável' é executado pela Secretaria Municipal de Desposto e Lazer (Semdel) e o 'Vida Ativa', pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amin, enfatizou a importância deste tipo de projeto para promover a qualidade de vida. "A reunião das pessoas e o vasto conjunto de atividades proporciona aos idosos que possam relaxar, sentir-se mais estimulados e vivam melhor, por isso, os programas são muito significativos", reforçou o gestor.

"Os programas são voltados para pessoas da terceira idade, fase da vida em que a grande maioria está com mais tempo livre", pontua a educadora física Kamilla Cutrim, que ministra aulas no projeto. "Todos se envolvem bastante, participam, interagem e contribuem. Aqui eles se divertem e mostram que ainda têm muita vitalidade e vontade de viver", reitera.

A programação teve música com grupo de seresta; apresentação de grupo de pastorinhas e coral formado por idosos dos programas; amigo invisível e distribuição de brindes; e ao final do evento, lanche para o público.

Morador do Centro, Bráz Ventura Bispo, 65 anos, disse que ganhou vida nova participando das atividades. "Aqui a gente não se sente só. Tem muita coisa para fazer, aprender e gente para conhecer. Gosto das atividades físicas e de dançar", disse.

Aos 68 anos, Clélia Martins Pinheiro, moradora da Coréia de Cima, enfatizou a alegria em fazer parte da turma de idosos. "Eu gosto das palestras e de dançar. Todo evento musical eu participo e nunca me sinto só, porque aqui tenho muitas amizades e preencho meu tempo. É muito bom", disse ela, que estava acompanhada das amigas Iracilda França, 87 anos e Leonarda Sousa Coimbra, 84 anos.

ESPORTE, LAZER E INTERAÇÃO

O programa São 'Luís Saudável', da Secretaria de Desporto e Lazer, é voltado para os idosos e é desenvolvido em núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. A ação já beneficia mais de 600 idosos em toda capital e objetiva fomentar a prática esportiva entre eles. O projeto contribui ainda para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos.

Já o 'Vida Ativa', coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), oferece atendimento socioassistencial, atividades físicas, esportivas e recreativas, além de aulas de alfabetização, à pessoa idosa dos diferentes territórios da cidade. A ação tem como objetivo garantir o envelhecimento saudável.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem