agencia

Notícias

Sexta-feira, 15/12/2017 - 18h15

Alunos do Núcleo de Altas Habilidades da Prefeitura encerram 2017 com II Celebração de Talentos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos exibem produção durante Celebração de TalentosA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na manhã desta sexta-feira (15), o encerramento das atividades da Superintendência da Área da Educação Especial (SAEE/Semed), com a II Celebração de Talentos do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS). O evento aconteceu no auditório do Hotel Abbeville, no São Francisco e contou com a presença de pais e responsáveis de estudantes, professores da rede, gestores e técnicos da Semed.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância do Núcleo de Altas Habilidades de São Luís, que promove a inclusão e também corrobora para o fortalecimento da educação integral, estimulando o desenvolvimento de habilidades e talentos em estudantes com idade entre 7 e 14 anos. "Hoje celebramos a dedicação de professores e o empenho de estudantes que estão ajudando a mudar o panorama da educação em São Luís. É o reflexo da gestão do prefeito Edivaldo, que não mede esforços para ver a nossa cidade cada dia mais desenvolvida", declarou Moacir Feitosa.

A II Celebração de Talentos do NEECAHS este ano trouxe o tema "Colorindo o mundo com as múltiplas inteligências!", com destaque para a apresentação de vídeos e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no decorrer do ano, depoimentos de pais e professores sobre as conquistas e o desenvolvimento dos alunos e também apresentações musicais, de dança e desfile de moda. "Este é um momento de reconhecimento dos facilitadores das oficinas e estudantes do Núcleo, que demonstraram todo o seu empenho e comprometimento com as atividades oferecidas durante o ano. Estamos muito satisfeitos em mostrar para sociedade o nosso trabalho", disse a coordenadora do NEECAHS, Sandreliza Mota.

A estudante Marjorie Victoria Ferreira Ribeiro, 11 anos, do 5º ano na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Justo Jansen e também participante do NEECAHS, conta que há cerca de um ano entrou para o Núcleo e desde então ampliou os seus conhecimentos e habilidades em trabalhos manuais, leitura, escrita, pesquisa, fotografia e outras áreas relativas às artes. "Estou muito feliz de participar deste momento, onde nós, crianças, podemos mostrar para os adultos um pouco da nossa criatividade", comentou Marjorie.

A professora Márlia Liane Rocha Zuza, da sala de Recursos da U.E.B. Alberto Pinheiro, anexo Nossa Senhora Aparecida, prestigiou a II Celebração de Talentos. "É muito gratificante e emocionante ver o resultado do trabalho dos professores e alunos do NEECAHS. Mostrar para essas crianças que acreditamos nelas é essencial para o seu desenvolvimento", declarou a professora Márlia Liane.

Josiane Azevedo dos Reis, técnica de acompanhamento da Semed para estudantes com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), destacou a grande relevância do evento para a educação inclusiva. "Precisamos ter um olhar diferenciado para estes alunos que se destacam, com suas habilidades e inteligências múltiplas. Precisamos encaminhar os estudantes com altas habilidades ou superdotação para o Núcleo, para que se desenvolvam ainda mais", disse a educadora. "Quando se socializa este projeto, estamos coroando os esforços de alunos, professores e técnicos que se empenharam durante todo o ano", assinalou.

SAIBA MAIS

O Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), inaugurado pela Prefeitura de São Luís em setembro de 2014, é um local onde o estudante da rede municipal enriquece suas habilidades, imaginação, criatividade e curiosidade, de acordo com a área de seu maior interesse. No NEECAHS, o aluno participa de atividades enriquecedoras variadas, como pesquisa, projeto de leitura e escrita, construção de histórias, robótica, xadrez e artes, desenvolvendo suas múltiplas inteligências.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem