agencia

Notícias

Quinta-feira, 04/01/2018 - 16h11

Como prevenção, Prefeitura executa ações de desobstrução de galerias em bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Além do Bairro de Fátima, outros locais como o Aririzal  receberam ações de limpeza antes do início do período chuvosoIntensificando as ações preventivas para o período chuvoso na capital, a Prefeitura de São Luís está trabalhando na desobstrução de galerias pela cidade. Nesta quinta-feira (4), os serviços foram executados na Rua Dom Pedro II, no Bairro de Fátima. A atividade de remoção de resíduos é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, reforçou que o objetivo do trabalho é reduzir os pontos de alagamentos na cidade. "Seguindo orientação do prefeito Edivaldo estamos intensificando as atividades de limpeza com o intuito de solucionar problemas de alagamentos em pontos específicos e estratégicos da cidade. No caso do Bairro de Fátima, por exemplo, com o trabalho, o poder público municipal atende aos moradores e quem trafega na área", destacou o gestor.

Durante a desobstrução das galerias, a Prefeitura remove os resíduos acumulados principalmente por conta do descarte irregular. A limpeza das galerias permite o escoamento adequado das águas pluviais, evitando o acúmulo nas vias. No Bairro de Fátima, a ação da Semosp beneficiou famílias que residem na região e trabalhadores do comércio local, além dos cidadãos que trafegam diariamente pelo local.

Além da desobstrução de galerias, outras ações do poder público municipal contribuem para minimizar o impacto das chuvas por toda a cidade. O trabalho inclui os serviços de desobstrução, manual e mecanizada, de canais, galerias e bueiros e é realizado especialmente em locais críticos.

A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras. Já para a limpeza de bueiros e galerias, a Semosp utiliza caminhão hidrojato. Entre os locais que já receberam a ação estão o Aririzal, Coroado,Vicente Fialho, Turu,Renascença, Angelim, Cohatrac, Cohab, Planalto Anil e São Bernardo, entre outros. 

 COLETA REGULAR

Para evitar o descarte irregular, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana promove a coleta regular em todos os bairros da cidade. No Bairro de Fátima a coleta ocorre segundas, quartas e sextas, no período diurno. Os moradores contam também com um Ecoponto, no Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos. O espaço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h e recebe restos de construção civil, poda e capina, bem como materiais recicláveis, óleo de cozinha usado, móveis velhos e outros tipos de resíduos domésticos não recolhidos pela coleta domiciliar convencional.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem