agencia

Notícias

Atualizado em 13/01/2018 às 11h26

Prefeito Edivaldo inaugura Ecoponto para reforçar limpeza na região do São Francisco

Este é o novo Ecoponto implantado pela Prefeitura em São Luís, fortalecendo a política municipal de gestão dos resíduos sólidos e contribuindo para uma cidade ainda mais limpa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ecoponto inaugurado pelo prefeito tem aprovação da população

O prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (13) o nono Ecoponto da cidade. O novo espaço funcionará na Avenida Ferreira Gullar, no bairro do São Francisco. A proposta do equipamento é eliminar pontos de descarte irregular de resíduos sólidos na cidade. Com a inauguração de mais esse Ecoponto, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, reforça a política municipal de gestão dos resíduos sólidos e contribui para uma cidade ainda mais limpa.

Ao lado da primeira-dama, Camila Holanda, e do pai, o deputado estadual Edivaldo Holanda, prefeito enfatizou que a gestão tem cumprido o compromisso com a limpeza pública. "Temos desenvolvido uma série de ações na área da limpeza urbana com o objetivo de tornar nossa capital um exemplo para as demais cidades. Com a contribuição da população, temos avançado nessa área e vamos continuar trabalhando para que, de mãos dadas, possamos fazer nossa cidade cada vez mais limpa e melhor", ressaltou.

O Ecoponto São Francisco segue o modelo dos demais já em funcionamento. Os equipamentos contam com instalações sanitárias, estacionamento, setores de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos. Cada Ecoponto possui, ainda, quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas, para a deposição do material coletado. Além do São Francisco, o Ecoponto vai atender moradores de bairros adjacentes como Ilhinha, alcançando uma população de cerca de 20 mil habitantes.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, explicou como o trabalho desenvolvido pelo comitê tem contribuído para fortalecer a política da limpeza pública. "Essa é uma área com grande incidência de descarte irregular na cidade, mesmo com a coleta domiciliar realizada de forma regular. Outro benefício do equipamento é que ele proporciona a inclusão das cooperativas de reciclagem nesse ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda", disse.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, também acompanhou a solenidade de inauguração do Ecoponto e enfatizou o impacto positivo da entrega em outras políticas públicas. "Um dos pontos fortes da gestão do prefeito Edivaldo é a transversalidade de suas ações. Uma ação como essa aparentemente apenas voltada para a limpeza abrange uma série de outras áreas como a da saúde pública. Uma cidade mais limpa é um lugar onde a população goza de melhor saúde. Ações como essa têm contribuído para a redução da incidência de doenças como Zika vírus, Chikungunya e Dengue", contou.

 Além do São Francisco, outros pontos estratégicos da cidade já foram contemplados com um Ecoponto. Os equipamentos estão localizados em bairros como Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança e Cidade Operária. Os Ecopontos funcionam de segunda a Sábado, das 7h às 19h, e também recebem resíduos de áreas adjacentes.

APROVAÇÃO

 

A funcionalidade do Ecoponto conta com a aprovação da população. "Pra gente é muito bom. Eu vejo essa ação como uma resposta positiva do poder público às nossas necessidades. A comunidade precisa desse apoio", contou o morador Cláudio Costa, 50 anos. "Agora a gente tem um lugar certo e adequado para descartar o lixo. Assim, fica tudo mais organizado e a cidade mais limpa", acrescentou o carroceiro Manoel Barros, 56 anos.

ORIENTAÇÃO

Para incentivar especialmente os carroceiros a utilizarem o Ecoponto, o poder público municipal, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou ação de divulgação no São Francisco. A atividade, executada ao longo da Avenida Ferreira Gullar e outras vias do bairro, alcançou também lojas de materiais de construção. O objetivo da ação foi informar sobre a funcionalidade do espaço, que recebe resíduos não recolhidos na coleta domiciliar.

ECOPONTOS

 

Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís que atendem ao que determina à Lei nº 12.303/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Através dos Ecopontos, a Prefeitura de São Luís já encaminhou para a destinação adequada mais de 10 mil toneladas, de maio de 2016 a dezembro de 2017, atendendo a ordem de prioridade para o gerenciamento dos resíduos que é reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Os Ecopontos recebem restos de construção civil, poda e capina doméstica bem como móveis e eletrodomésticos velhos; eletrônicos como televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados; madeiras; óleo de cozinha; pneus; e recicláveis como plástico, papel, isopor, metais e vidros.

Acompanharam a inauguração os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo); Mádison Leonardo (Urbanismo e Habitação) e Andreia Lauande (Assistência Social); o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes; e os vereadores Osmar Filho, Raimundo Penha, Gutemberg Araújo e Paulo Vitor.

 

Acesse aqui a galeria de imagens dessa reportagem