agencia

Notícias

Sexta-feira, 19/01/2018 - 09h10

Prefeitura capacita servidores para preenchimento informatizado de matrícula e diário de classe

Treinamento capacita para uso do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar que unifica gerenciamento de escolas da rede municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Representantes das Unidades de Educação Básica recebem treinamento para operar software SislameA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, realiza a segunda etapa do Treinamento do Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame). A formação está dentro do pilar Modernização da Gestão, do programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo como diretriz das ações da Educação municipal, visando à qualidade do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais.

O sistema é um software para o gerenciamento de escolas públicas, que tem o objetivo de unificar a rede de educação e auxiliar na gestão educacional. Ao todo, serão formados cerca de 260 multiplicadores, representantes das Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.), que repassarão os conhecimentos aos gestores, coordenadores e professores da rede municipal de São Luís. O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destaca que o Sislame vai modernizar e simplificar o trabalho administrativo, contribuindo para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas.

"O sistema é um facilitador, integrando todas as escolas da rede com a secretaria. Todos os dados necessários para tomada de decisão serão unificados em um único sistema com acesso simplificado. Estas ações ressaltam a preocupação e cuidado do prefeito Edivaldo com a educação municipal", esclareceu o titular da Semed.

Esta etapa de treinamento visa capacitar os servidores para o módulo matrícula (tradicional, online e informatizada) e o preenchimento do diário de classe. De acordo com o coordenador de Estatística da Semed, Thyago de Oliveira Moraes, também coordenador do Sislame, participam do treinamento secretários escolares ou agentes administrativos, e, na ausência desses, o gestor ou adjunto da escola.

Thyago Moraes explica que a capacitação inclui a ambientação e aprendizagem do sistema e a implantação de dados de cada unidade escolar. "O principal benefício do sistema para os profissionais que estão nas escolas, de gestores aos administrativos, é ter uma ferramenta de gestão mais completa. Os professores, por exemplo, além da aplicabilidade do Sislame, poderão acompanhar melhor o trabalho desenvolvido, registrar a frequência, avaliações, etc, de forma rápida e informatizada no próprio celular mediante a um aplicativo específico do diário online que, poderá também, ser usado off-line" comentou o coordenador.

FUNCIONALIDADE 

Entre as funcionalidades do sistema destacam-se o controle de fluxo de alunos, geração de relatórios e documentos, cadastros de professores e funcionários, diário eletrônico e elaboração de estatísticas, com apresentação de gráficos e tabelas. Além disso, propicia maior agilidade no preenchimento do Censo Escolar, por meio da migração de informações para o Educacenso.

O curso acontece no período de 15 a 26 de janeiro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos laboratórios de informática das Unidades de Educação Básicas (U.E.B.) Senador Miguel Lins, Alemanha; Alberico Silva - CIEP, Alemanha; Prof. Rubem Teixeira Goulart, Anil; e na Coordenação de Estatística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), São Francisco.

A primeira etapa de treinamento do novo sistema de acompanhamento escolar implantado na rede municipal ocorreu em agosto do ano passado para 20 servidores técnicos da secretaria.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem