agencia

Notícias

Atualizado em 20/01/2018 às 14h14

Prefeitura participa da entrega de espaço para atender projetistas inovadores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vice-prefeito Julio Pinheiro durante inauguração do novo espaçoSão Luís agora conta com um espaço que concentra aparato tecnológico para reunir e conectar empresas e empreendedores com projetos inovadores. É o Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico, que foi inaugurado na noite desta sexta-feira (19), pelo governador Flávio Dino, com a participação do vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, que na ocasião representou o prefeito Edivaldo.

"É um empreendimento que se vincula à nossa visão de desenvolvimento. Nenhuma sociedade pode prosperar sem o desenvolvimento tecnológico", disse o governador Flávio Dino, destacando ainda a localização do projeto, em uma área do Centro Histórico. "Muitos abandonam as áreas centrais das suas cidades. Com essa localização, estamos valorizando o nosso Centro Histórico, revitalizando os espaços", ressaltou.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do programa Inova Maranhão. É inspirado em experiências realizadas em outros países, nas quais, em um espaço, reúnem-se pessoas com talentos ligados à inovação, fortalecendo a economia criativa local. Foram selecionadas, por meio de edital, 67 empresas inivadoras para apresentar seus trabalhos no Casarão Tech.

"Com isso, o governo abre oportunidade para jovens empreendedores e para empresas que podem usar seus conhecimentos tecnológicos para o desenvolvimento do estado", ressaltou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

O casarão foi instalado em um prédio histórico, contendo uma ampla e moderna estrutura, com vários laboratórios, auditório, salas para reuniões, treinamentos e para a incubação de empresas. Tem laboratórios para crianças e laboratórios para trabalhos compartilhados.

O jovem projetista Rafael Ferreira, por exemplo, apresenta no espaço um projeto que, com caráter lúdico, auxilia na aprendizagem da matemática. "É importante para ser utilizado na educação, estimulado o raciocínio matemático", explicou Rafael.

O Casarão Tech presta homenagem ao maranhense Renato Archer que foi o primeiro ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil. Antes foi vice-governador do Maranhão e ministro nas pastas das Relações Exteriores e Previdência Social. A filha dele, Alexandra Archer, participou da solenidade de inauguração do espaço.

INOVA MARANHÃO

O Programa Inova Maranhão tem por objetivo fomentar a criação de empresas de base tecnológica e estimular a inovação nas empresas maranhenses. 

O programa atua no fomento à criação de empresas de base tecnológica por intermédio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e processos de pré-aceleração, aceleração e incubação de empresas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem