agencia

Notícias

Atualizado em 22/01/2018 às 14h36

Prefeitura avança com manutenção preventiva do asfalto em avenidas da cidade

Depois da Avenida dos Holandeses, a Avenida Guajajaras recebe tratamento asfáltico que propicia maior durabilidade ao revestimento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Máquinas da Prefeitura trabalham na Avenida GuajajarasA Prefeitura de São Luís está intensificando as obras de manutenção corretiva e preventiva com tratamento superficial do asfalto nas principais avenidas da capital. Iniciado pela Avenida dos Holandeses, no Calhau, os serviços contemplam agora a Avenida Guajajaras, onde foi dado início ao trabalho de fresagem do pavimento antigo. As intervenções têm como objetivo propiciar maior durabilidade da pavimentação asfáltica e promover melhorarias à infraestrutura viária dos principais corredores de fluxo intenso da cidade. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como parte das ações do programa Asfalto na Rua.

"A orientação do prefeito Edivaldo é que sejam contempladas todas as grandes avenidas da capital com esse serviço, promovendo a manutenção corretiva e preventiva de nossas vias de grande fluxo de veículos. A finalidade é propiciar mais resistência ao pavimento asfáltico, principalmente durante o período chuvoso", afirmou o titular da Semosp, Antonio Araújo. O trabalho faz parte das ações de melhoria das vias da capital colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir mais fluidez e segurança ao trânsito da capital.

Na Avenida Guajajaras, o tratamento do revestimento asfáltico na área avança com serviços de fresagem, que consiste na remoção de pavimentos previamente à colocação de nova malha asfáltica. Esse serviço é executado em áreas com ocorrência de remendos em mau estado, rupturas, ondulações, deformações ou com grande concentração de trincas ou outros defeitos. O trabalho garante uma superfície mais uniforme, evitando trepidações e garantindo melhor fluidez dos veículos.

AVENIDAS

A ação contemplará, além da Holandeses e Guajajaras, outras avenidas da capital, como São Luís Rei de França, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Africanos, Franceses, entre outras vias. "O serviço promove melhorias na área da infraestrutura, o que proporciona melhor resultado em termos de conservação da malha asfáltica e, também, em relação ao custo-benefício dos serviços realizados", frisou Antonio Araújo.

Os serviços tiveram no início deste mês, na Avenida dos Holandeses. A escolha das vias e os trechos selecionados para receberem os serviços levam em consideração o itinerário do transporte público, a intensidade do tráfego e os danos apresentados no pavimento.

O vendedor em loja localizada na Avenida Guajajaras, Carlos Farias, 59 anos, enaltece o trabalho realizado na via. "O asfalto aqui é muito antigo e esse trabalho vai melhorar bastante a qualidade da avenida, além de deixá-la mais bonita, pois é a via de entrada da cidade e merece o tratamento que está recebendo", disse.

"Com o revestimento novo melhora para todo mundo, o trânsito ganha melhor fluidez e a cidade fica mais bonita", concluiu Antônio Pires, 28 anos, também comerciário em loja na Guajajaras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem