agencia

Notícias

Atualizado em 24/01/2018 às 14h22

Prefeitura de São Luís realiza poda e realocação de mangueiras na Praça Deodoro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Árvores serão retiradas e transportadas para outra área da praçaA Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) deu início nesta terça-feira (23), aos serviços de poda e realocação de mangueiras da Praça Deodoro, que atualmente recebe obra de requalificação feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura. Os trabalhos consistem, principalmente, na retirada de cinco exemplares que serão transportados para outra área da praça.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, a operação é delicada e deverá durar cerca de 10 dias. "Fizemos um levantamento técnico que mostra o comprometimento da estrutura do local, sobretudo o piso, e por essa razão faremos o transbordo dos exemplares para o devido plantio em outra área, primando claro, pela saúde da árvore", explicou o presidente.

Também serão realizados cortes preventivos nas demais árvores localizadas nas praças Deodoro e Pantheon, além da retirada de galhos. A ação é preventiva devido ao período de chuvas. A Prefeitura, por meio do Impur, também já montou um cronograma especial de serviços de poda nos principais circuitos de Carnaval, a exemplo da Madre Deus e Centro Histórico, além da Apa do Itapiracó e Espigão Costeiro.

OBRAS

A obra de requalificação da Praça Deodoro vai contemplar a requalificação urbana de todo o complexo Deodoro, que engloba também a Praça do Pantheon, além das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, e a Rua Grande, no trecho entre o Largo do Carmo e Parque Urbano Santos. Com a finalidade de garantir a renda dos comerciantes informais que trabalham no local, a Prefeitura, em comum acordo com a categoria, instalará os ambulantes provisoriamente em espaço ao lado do Liceu Maranhense. Bancas de revistas e outras estruturas foram removidas para próximo ao antigo Colégio Marista.

O projeto de reurbanização contempla obras de drenagem e de tratamento sanitário, colocação de novo calçamento, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea, dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos, sinalização, acessibilidade, entre outros serviços.

Grande parte dos trabalhos está sendo executada também no período da noite. A meta é entregar o espaço revitalizado no fim de 2018.Na Rua Grande, os serviços serão iniciados a partir da Rua do Passeio e finalizados na Avenida Magalhães de Almeida.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem