agencia

Notícias

Atualizado em 25/01/2018 às 18h22

Cônsul-geral da China visita Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vice-prefeito Julio Pinheiro e secretários recebem comitiva chinesaSão Luís caminha para estreitar ainda mais as relações com a República Popular da China.  Durante audiência nesta quinta-feira (25), no Palácio La Ravardière, a cônsul-geral da China em Recife (PE), Li Feiyue, confirmou a intenção da diplomacia chinesa em aprofundar as relações com a região Nordeste e com o município de São Luís. A cônsul foi recebida pelo vice-prefeito, Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo na audiência que contou ainda com as presenças dos secretários Pablo Rebouças (Governo), Socorro Araújo (Turismo) e Marlon Botão (Cultura).

Segundo informou a cônsul, a comitiva da diplomacia chinesa está pela primeira vez no Maranhão para obter mais informações sobre as relações econômicas com estados do Nordeste. São Luís estabeleceu, na gestão do prefeito Edivaldo, relações diplomáticas com a cidade chinesa de Wuhan.

Por meio de convênio de cooperação, estudantes da rede municipal de ensino de São Luís estiveram na China. A cidade está no roteiro de instalação do Instituto Confúcio, de ensino do mandarim e da cultura chinesa. Será o segundo do Nordeste, após o de Recife.

Durante a audiência, a cônsul salientou a participação dos chineses no ramo do comércio atacado e de varejo na cidade. De acordo com Li Feiyue, mais de 500 chineses estão atuando legalmente no mercado econômico de São Luís. Ela considera este contingente expressivo como demonstração das afinidades e preferência dos chineses pelo Nordeste. "A China é um país muito aberto, oferecendo muitas facilidades. Há tempo que a China trata o Brasil como nosso primeiro parceiro estratégico", disse a cônsul-geral Li Feiyue.

"Pela primeira vez temos uma situação institucional favorável entre a Prefeitura da capital e Governo do Estado trabalhando juntos em projetos. Isso facilita nossas relações em território nacional e também com outros países", enfatizou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

POTENCIALIDADES

Em sua explanação sobre as potencialidades do município, o vice-prefeito Julio Pinheiro ressaltou a melhoria do complexo portuário do Itaqui como fator de desenvolvimento e expansão das relações comerciais com o mercado estrangeiro. A ampliação dos berços de atracação e a utilização do sistema de contêineres foram citados pelo secretário de Governo, Pablo Rebouças, que participou da audiência com a cônsul.

Julio Pinheiro e a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, estiveram na China em outubro do ano passado, integrando a missão do Governo do Estado. A titular da Setur, explicou para a cônsul as potencialidades turísticas de São Luís e a exuberância do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade como elementos indutor da economia.

Recife é a terceira cidade brasileira a contar com consulado da República Popular da China, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. A diplomata Li Feiyue acredita que a partir da instalação do consulado na região Nordeste, a relação com o Norte e Nordeste do país será intensificada em termos econômicos e de intercâmbio.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem