agencia

Notícias

Atualizado em 29/01/2018 às 15h32

Prefeitura treina educadores e servidores para implantação de Diário de Classe online

A capacitação orienta sobre as ferramentas de operacionalização do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores são treinados para usar o sistema que integra as escolas da rede municipalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conclui esta semana a segunda etapa do treinamento sobre a operacionalização do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame), ministrado a professores e servidores da rede municipal. Paralelamente a esta ação, o sistema também está sendo configurado para operacionalização dos Diários de Classe de forma online, por meio de um aplicativo de celular, que permite acesso do professor às turmas em que ele ministra aulas, efetuar o lançamento de frequência escolar, inserção de notas, planos de aula, avaliação, entre outras informações.

O Sislame é mais uma ação implementada por meio do programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo no ano passado, para proporcionar mais qualidade de ensino e a melhoria dos indicadores educacionais do município. O novo sistema de acompanhamento escolar é composto por um software para o gerenciamento das escolas públicas. Tem o objetivo unificar a rede de educação e auxiliar na gestão educacional.

"O Sislame vai modernizar o trabalho administrativo, contribuindo para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas. Será um facilitador, integrando todas as escolas da rede com a Secretaria. Todos os dados necessários para tomada de gestão serão unificados em um único sistema com acesso simplificado", observou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão Informatizada da Semed, Thyago de Oliveira Moraes, a capacitação orienta sobre as ferramentas do dispositivo que vai possibilitar às escolas inserirem esses dados. O treinamento está sendo concluído aos professores das Unidades de Educação Básicas (U.E.B.) Rubem Goulart, Alberico Silva - CIEP, Senador Miguel Lins e aos servidores da Semed. Além dos docentes, participam também do treinamento secretários escolares e agentes administrativos das escolas.

TESTES

As próximas etapas do processo de implantação do sistema incluem testes do Diário de Classe online, logo após a conclusão da configuração do sistema. O teste será feito em uma das escolas da rede, para utilização do aplicativo do diário online, que estará disponível a todos os professores. O inicio de operacionalização do sistema está previsto para o próximo mês. "No ano passado, houve uma alteração na sistemática de avaliação da rede municipal, por isso foi necessário fazermos novos ajustes no sistema antes da liberação", informou o coordenador.

A capacitação inclui não só a ambientação e aprendizagem do Sistema, mas a inserção e alimentação de dados de cada unidade escolar. Isso porque um servidor pode aprender a manusear o programa (Sislame) e inserir os dados de sua escola em apenas um ou dois dias; ou isso poderá demandar algumas semanas, caso a quantidade de estudantes e demais dados a serem inclusos sejam mais vultosos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem