agencia

Notícias

Segunda-feira, 29/01/2018 - 17h09

Prefeitura em parceria com o Governo e Cemar oferece qualificação a pessoas em situação de rua

Parceria possibilita curso de Corte e Costura que está sendo ministrado pelo Senac; objetivo é criar alternativas de geração de emprego e renda

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Curso vai capacitar participantes para confecção de roupasA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Companhia Energética do Maranhão S.A (Cemar) e Governo do Estado do Maranhão, realizou na tarde desta segunda-feira (29), no Convento das Mercês, a aula inaugural do projeto 3R – Reciclar, Reutilizar e Renda, com o curso de Corte e Costura. O projeto tem o objetivo oportunizar alternativas de geração de renda para a população adulta em situação de rua e comunidade do Desterro, através da construção de peças utilitárias, via um processo de reutilização de tecidos.

O curso será ministrado pelo Senac e possui carga horária de 80 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, no Convento das Mercês. A gestora da Semcas, Andréia Lauande, ressaltou as ações articuladas para viabilização do curso. "Nós podemos ver aqui a rede de proteção atuando e mostrando que vai além de atender e acolher. Mostra o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo na realização de um trabalho sério, cuidadoso, que inclui a qualificação. Muitas histórias de vidas diferentes estão reunidas hoje, por meio dessa possibilidade ofertada pela Cemar e acolhida pelo Senac. Torcemos para ele trazer novas oportunidades a cada um", anseia a secretária municipal.

A analista de Responsabilidade Social da Cemar, Jeane Pires explicou o processo de articulação para a concretização do curso. "Há um ano nós temos conversado com o Senac e a Semcas sobre a melhor forma de estruturarmos o curso. Pra nós é muito gratificante e esperamos que por meio dele vocês tenham, outras perspectivas e consigam gerar renda. Já possuímos outras parcerias com a Semcas e acreditamos em outras possibilidades", disse.

TURMA

A primeira turma com 20 alunos é formada por pessoas que vivem em situação de rua, atendidas pelos Centros Especializados em População Adulta de Rua (Centro POP) dos bairros do Centro e Cohab, Abrigo Institucional para Adultos do Sexo Masculino em situação de rua, pessoas indicadas pela Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (Aprosma) e comunidade do Desterro.

"Este curso é muito importante para mim. Perdi minha casa e estou desempregado há seis meses. Então será mais uma qualificação para me ajudar a voltar ao mercado de trabalho. Já possuo curso de armador e soldador, então preciso valorizar essa oportunidade que esta sendo oferecida", disse Josiel Monteiro, 43 anos, que é um dos acolhidos no Abrigo Institucional para população em situação de rua e uma das 60 pessoas que serão beneficiadas pelo projeto 3R – Reciclar, Reutilizar e Renda.

O projeto visa ainda o desenvolvimento de competências e habilidades produtivas para a confecção de colcha, fronhas, almofadas, sacolas, tapetes, cortinas e outros produtos com reaproveitamento dos fardamentos usados pelos funcionários da Cemar. Ainda estão previstas abordagens sobre 'Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho', 'Educação Ambiental', 'Sustentabilidade e Melhoria da Qualidade de Vida', 'Convivência Familiar e Comunitária', 'Economia Solidária e Renda' e 'Cidadania e Justiça Social'.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem