agencia

Notícias

Atualizado em 31/01/2018 às 18h34

Prefeitura investe em saúde com implantação de academias de ginástica ao ar livre

Os equipamentos já foram instalados nos bairros Radional, Sacavém e Bacanga e serão levados a outros locais como praças e parques da cidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O objetivo deste projeto é incentivar a população na prática esportiva e no cuidado com a saúde"A gente esperava muito por uma academia dessas, porque tem muitas pessoas que vêm para cá fazer exercício. Eu faço caminhada todos os dias e fiquei bastante satisfeito com esses equipamentos", disse o funcionário público José Amaral Nunes, 52 anos. Ele se exercitava em um dos aparelhos da academia de ginástica ao ar livre instalada na região do Rio das Bicas, Avenida dos Africanos, Sacavém. A ação da Prefeitura de São Luís vai contemplar 10 bairros da cidade e é resultado de emenda do deputado federal Weverton Rocha. A iniciativa integra o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Edivaldo que já revitalizou dezenas de praças da capital garantido à população espaços de convivência e de lazer. 

Os equipamentos já foram instalados nos bairros Radional, Sacavém e Praça do Bacanga. Cada academia conta com 12 a 14 equipamentos, totalizando 144 itens para a prática de exercícios diversos e que atende a todas as idades. "O objetivo deste projeto é incentivar a população na prática esportiva e no cuidado com a saúde. É uma ação de grande importância para que as pessoas se exercitem e promove ainda a interação social", pontua o secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amim destacando que o trabalho segue orientação do prefeito Edivaldo.

As academias serão instaladas em praças e parques da cidade, alguns destes lugares ociosos e que agora vão se transformar em atrativo para a reunião de pessoas. A aposentada Maria Antônia Passinho, 64 anos, mostrou que está com toda a disposição e já aproveitava para movimentar o corpo em um dos aparelhos na academia montada no Rio das Bicas. Ela disse que sempre fez atividades físicas e agora, vai ampliar os exercícios nos equipamentos. "Vou caminhar, como sempre fiz e treinar meus braços e o corpo todo. É bom que a gente fica ao ar livre, tem a companhia de outras pessoas e preserva a saúde", avaliou.

O aposentado Nicácio Diniz, 59 anos, acompanhava a montagem da academia na Praça do Radional. O morador parabenizou a iniciativa que, em sua avaliação, vai somar para tirar os jovens da ociosidade. "Temos várias escolas aqui e esses jovens podem aproveitar e gastar energia nesses equipamentos, cuidar da saúde e se distanciar de muita coisa nociva. Tem gente de todas as idades que faz caminhada e agora, tem mais essa alternativa", enfatizou.

"Eu mesma venho para cá depois da caminhada. Estávamos precisando de um espaço destes, ainda mais aqui que há muitos jovens e moradores de outros bairros que vêm aproveitar a academia", disse a professora Maria Pereira, 55 anos. Além do Radional, a academia vai servir a moradores da Vila Palmeira, Santa Cruz, Vera Cruz, Divinéia do Santa Cruz e outros.

Além do Sacavém e Radional, as academias serão instaladas no Parque do Bom Menino, Praça da Alemanha, Quadra do Sabará (Cohab Anil I), Praça do Ipem São Cristóvão, Circo Escola, na Cidade Operária, Praça do Ipem Turu e Praça do Letrado (Vinhais). Entre os equipamentos estão múltiplo exercitador, remada individual, rotação diagonal dupla, cavalgada dupla, surf pressão de pernas, rotação vertical para pessoa com deficiência e desenvolvimento para pessoa com deficiência.

Os bairros Cohafuma, Bacanga e Bela Vista também vão contar com as academias esportivas, instaladas em parceria Semdel e Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O equipamento do Bacanga já está em funcionamento, em área em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Acesse aqui a galeria de imagens desta repirtagem