agencia

Notícias

Atualizado em 03/02/2018 às 11h32

Prefeitura prioriza Educação e entrega mais duas escolas requalificadas no São Bernardo

U.E.Bs Emir Justino e Ana Lúcia Chaves Fecury foram inteiramente reformadas, climatizadas e equipadas para proporcionar mais qualidade ao ensino municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeitura melhora qualidade do ensino com investimentos em infraestrutura

Escolas da rede municipal de ensino estão se transformando em ambientes renovados, mais acolhedores e melhor equipados, a partir do trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo. São obras de construção, reforma e manutenção de unidades, beneficiando milhares de estudantes. Dando prosseguimento às ações, na manhã deste sábado (3), a gestão municipal entregou duas escolas reestruturadas no bairro São Bernardo. As obras integram as ações do programa municipal Educar Mais.

As escolas foram totalmente reformadas, climatizadas e passam a contar com salas de aula mais iluminadas, banheiros adaptados e estrutura física mais favorável ao desenvolvimento dos alunos. Representando o prefeito Edivaldo, o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa fez a entrega oficial dos novos prédios das Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs) Emir Justino e Ana Lúcia Chaves Fecury à comunidade estudantil e avaliou os resultados do conjunto de serviços.

"Estamos executando um amplo programa da gestão para recuperar e qualificar as unidades da rede de ensino na capital a partir do direcionamento do prefeito Edivaldo. É um trabalho contínuo e de ações diretas em escolas que estavam precisando ser revitalizadas. São medidas de caráter recuperativo e estruturante para que os alunos da rede possam absorver o aprendizado com mais qualidade e condições", reforçou Feitosa.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Márcio Honaiser , representou o governador Flávio Dino e o e vereador Raimundo Penha, a Câmara Municipal de São Luís.

MELHORIAS 

 

As intervenções contemplaram ainda melhorias na cobertura, com troca de telhas e retelhamento, troca do madeiramento e do forro; nos pisos com revestimento da cozinha e banheiros; troca de portas, janelas e grades e pintura externa e interna.

Na parte elétrica foi feita a troca de todo o cabeamento, lâmpadas, ventiladores, interruptores, tomadas e instalação de ar-condicionado em todas as salas - aula, diretoria, de professores e biblioteca. Durante as obras, as aulas prosseguiram em prédios que foram adequados no próprio bairro.

"Estamos muito felizes e orgulhosos com esse avanço e as melhorias que nossa escola recebeu. Era uma demanda da nossa comunidade e ter este prédio recuperado, revitalizado nos estimula no dia a dia de trabalho. Sabemos das dificuldades, mas o prefeito Edivaldo tem mostrado firmeza de atitudes e vem conseguindo avançar e fazendo melhorar nossa educação", enfatizou a diretora da U.E.B. Emir Justino, Diangela Célia Nunes. Na ocasião, crianças que estudam na unidade fizeram apresentação de dança.

 A diretora geral da U.E.B. Ana Lúcia Chaves Fecury, pedagoga Sebastiana Silva Gomes, enfatizou a importância do pacote de obras. "A comunidade escolar está muito feliz com a reforma. Agora podemos dizer que temos uma escola renovada, graças ao trabalho compromissado do prefeito Edivaldo e sua equipe. Uma escola é instrumento imprescindível para a melhoria da educação e dos índices. A estrutura, condições adequadas de ensino e equipamentos fortalecem o ensino e potencializa o aprendizado", reiterou.

Estudante da 5° série, Débora Rodrigues do Nascimento, 13 anos, disse que estava na expectativa para iniciar as aulas na U.E.B. Ana Lúcia Chaves Fecury . "É meu primeiro ano nesta escola e estou gostando do que vi. Achei bonito o que fizeram. Gostei das salas com ar-condicionado, da pintura e, como moro perto, fica fácil para mim. A escola é linda", enfatizou a aluna. Ela morava em Governador Nunes Freire e veio morar em São Luís para estudar.

INFRAESTRUTURA

 

A U.E.B. Emir Justino, de Educação Infantil, conta com 203 alunos matriculados na pré-escola e este ano está ampliando a oferta para receber crianças de três anos, na creche. 

Possui cinco salas, sendo quatro salas de aula e uma de leitura; sala de professores, cantina; e um espaço coberto para realização de projetos e brincadeiras. 

Na unidade são desenvolvidos os projetos Cuidar – Primeira Infância: Abrace Essa Ideia, em parceria Semed e Defensoria Pública do Estado; Sarau Infantil; e a Sessão de Leitura sobre Monteiro Lobato. 

Na U.E.B. Ana Lúcia Chaves Fecury, de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), conta com 12 salas de aula, sendo uma de recursos para atendimento educacional especializado; biblioteca, secretaria, sala de professores com banheiro, diretoria com banheiro; refeitório, pátio e três banheiros para estudantes, sendo um com acessibilidade. 

A unidade estava deteriorada por ato de vandalismo e sua estrutura física foi em parte destruída pelo fogo. O prédio abriga mais de 840 alunos e fica na Rua Santo Antônio, 200.

EDUCAR MAIS

 

Boa estrutura física das escolas, projetos pedagógicos envolventes, melhorias das condições operacionais para proporcionar um processo de aprendizagem satisfatório a todos os envolvidos, em ambientes climatizados, confortáveis e equipados são alguns dos aspectos que têm mudado a realidade escolar da educação municipal.

As reformas das unidades escolares Emir Justino e a Ana Lúcia Chaves Fecury são ações que estão inseridas no programa Educar Mais, que tem outros eixos de atuação, tais como: aprendizagem, avaliação, formação continuada e modernização da gestão. Participaram ainda do evento integrantes do Central Estudantil (CES).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem