agencia

Notícias

Domingo, 04/02/2018 - 17h01

Biblioteca Municipal realiza Carnaval Cultural com temática de leitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Projeto mobilizou crianças da comunidade ano passadoA Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, realiza a partir desta segunda (5) a 8 de fevereiro o projeto Carnaval Cultural: leitura e folia. A programação é toda gratuita e envolve contação de histórias, bloco carnavalesco, jogos educativos e pedagógicos, roda de conversa, oficinas e um cortejo literário.

"A ideia é levar à comunidade do Bairro de Fátima, entretenimento cultural, a fim de integrar crianças, jovens, adultos e idosos, em uma festa regada a arte, literatura, sem esquecer o período momesco, fazendo um resgate dos bailes e das machinhas dos antigos carnavais", ressaltou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

As atividades giram em torno da leitura, cultura e entretenimento, sendo realizadas no prédio da Biblioteca com crianças da comunidade, no Centro de Ensino Estado do Amazonas para alunos do Ensino Médio e encerrará com um Cortejo Literário nas ruas do Bairro de Fátima, aberto ao público de todas as idades.

Nesta segunda-feira (5), a programação será aberta às 15h com a roda de conversa "Brincar sem brigar", facilitada pelo Coronel Silva Filho, do Pacto Pela Paz, que irá refletir sobre violência no Carnaval. O debate irá acontecer no C. E. Estado do Amazonas – Bairro de Fátima para estudantes do ensino médio, com o objetivo de esclarecer aos jovens a vulnerabilidade da violência nesse período carnavalesco, expondo exemplos e estatística, e tendo recorte norteador à impunidade, devido a menor idade dos jovens.

Na terça-feira (6) e quarta-feira (7), às 14h, a artista plástica Kátia Castro ministra a oficina "Máscara de fofão" para crianças da comunidade de 7 a 11 anos, na sede da Biblioteca. A atividade tem o objetivo de aproximar as crianças com a Biblioteca de uma forma dinâmica e prazerosa.

O encerramento, no dia 8, conta com um Cortejo Literário animado pela banda Piratas da Ilha e com a participação dos idosos do Educandário. A concentração será às 16h, na Praça da Igreja Católica do Bairro de Fátima, com previsão de saída em direção à Biblioteca, às 16h30. Para finalizar a programação, será realizado um Bailinho de Carnaval com as crianças da comunidade e a participação da Corte Momesca de São Luís, eleita para o reinado de 2018.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/02, às 15h - Roda de conversa sobre violência no carnaval "Brincar sem brigar", com o Coronel Silva Filho (Pacto Pela Paz)
LOCAL: C. E. Estado do Amazonas – Bairro de Fátima

Dias 06 e 07/02, às 14h - Oficina máscara de fofão, com a artista plástica Kátia Castro
LOCAL: Biblioteca Municipal José Sarney

Dia 08/02 - Cortejo Literário com a participação da Banda Piratas da Ilha
CONCENTRAÇÃO: 16hs - Praça da Igreja católica do Bairro de Fátima
PERCURSO: O Cortejo segue até a Biblioteca Municipal José Sarney na Rua do Correio, encerrando com a participação da Corte Momesca e um bailinho de Carnaval com as crianças da comunidade.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem