agencia

Notícias

Segunda-feira, 05/02/2018 - 16h17

Prefeitura de São Luís promove formação continuada para profissionais da Educação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A formação é voltada para os profissionais da educação da rede pública municipal 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove até terça-feira(06), Formação Continuada em Avaliação Educacional: II Etapa das Oficinas de Estudo das Matrizes de Referência e Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae). A formação é voltada para os profissionais da educação da rede pública municipal. Os encontros estão acontecendo em parceria com a Faculdade Pitágoras, na sede da instituição, no Turu.

O objetivo da ação é planejar e traçar novas estratégias de aprendizagem e avaliação segundo os resultados obtidos da aplicação dos testes feitos com os estudantes 1º,2º,3º,5º,7º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública de São Luís. A avaliação foi realizada no mês de agosto nas 161 Unidades de Educação Básica da rede municipal que ofertam o Ensino Fundamental. Um dos grandes diferencias do sistema de avaliação, implantado na rede pública municipal em julho de 2017, foi permitir acompanhar, de forma individual, o nível educacional dos estudantes da rede.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que as formações continuadas para os profissionais da Educação são um fator essencial para o constante aprimoramento da prática pedagógica. "O Simae faz parte de um dos pilares do Programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo. Com os resultados da avaliação está sendo possível fazer o redimensionamento da prática pedagógica em prol da melhoria na educação".

Para o gestor da (U.E.B) Piancó, Núcleo Itaqui Bacanga, José Maria Alves Sousa, as formações proporcionam aos educadores a troca de experiências. "Nesses momentos fazemos reflexões sobre a prática desenvolvida por nós no ensino, o que é considerado um dos fatores de grande importância para a atuação do profissional da Educação, ou seja, avaliar, diagnosticar e assim construir um plano eficiente para melhorar a Educação e produtividade dos nossos estudantes", comentou o gestor.

A coordenadora do Centro de Formação, Rosa de Fátima Damasceno Faro, explicou que, na ocasião, as turmas vão discutir com os professores e planejar as ações de intervenção para garantir a aprendizagem das crianças. "Vamos entregar um formulário, planejar as atividades de acordo com o desempenho das crianças e produzir um material que possa ser trabalhada na escola para suprir essas necessidades", explicou.

A técnica do Núcleo de Alfabetização (Nalf/Semed), Rúbia Nara do Nascimento, salientou a importância da formação continuada dos profissionais da educação mais especificas e de acordo com aquilo que o estudante precisa aprender e o educador ensinar. "É fundamental que os profissionais recebam formação para que possam desenvolver novos conceitos, estratégias de ensino possibilitando uma melhor formação para os estudantes em sala de aula".

                                                  Acesse qui galeria de imagens