agencia

Notícias

Atualizado em 06/02/2018 às 14h55

Conselheiros discutem atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social para 2018

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Durante reunião ocorreu videoconferência com Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, no ParanáMembros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) se reuniram na manhã desta terça-feira (6) para reformular o papel do conselho e elaborar estratégias para a atuação do colegiado durante o ano de 2018. A discussão foi realizada durante workshop, que contou com a realização de uma videoconferência com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, no Paraná, e resultou na elaboração de uma carta de compromisso.

O secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, destacou a importância do encontro e enfatizou que o objetivo da reformulação é tornar o conselho ainda mais atuante. "Estamos fazendo uma avaliação do funcionamento do conselho e traçando novos rumos. A proposta é atualizar a agenda, a visão e o papel do conselho, a fim de melhorar a contribuição que o colegiado pode dar à gestão municipal e ao desenvolvimento da cidade", afirmou o gestor.

Além da troca de experiências com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – que existe há mais de 20 anos – a programação do workshop incentivou os participantes a discutirem sobre o papel e a atual estrutura do Comdes e as expectativas para 2018. Também foram avaliados os resultados de 2017, com identificação dos fatores que facilitaram e dificultaram o alcance dos objetivos. Definidos os objetivos, indicadores, metas e ações para este ano, os membros do conselho assinaram uma carta de compromisso, na intenção de formalizar as decisões.

O secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, ressaltou que, com a reformulação do conselho, a proposta é, também, fortalecer a relação do colegiado com a gestão municipal. "Dentro da escassez de recursos, estamos harmonizando as prioridades a fim de executar as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da cidade. Nesse cenário, as demandas do Comdes, dentro da Secretaria do Governo são prioritárias. Assim, buscamos aproximar ainda mais o conselho da gestão municipal, a fim de avançarmos cada vez mais", disse o secretário.

A reestruturação do conselho foi solicitada pelos próprios membros durante reunião ordinária do ano de 2017. O representante institucional da empresa Vale no conselho, Dorgival Pereira, avaliou positivamente o encontro. "Esse é um momento muito oportuno para essa discussão, pois estamos iniciando o ano de 2018 e precisamos traçar os rumos do conselho e elaborar estratégias que contribuam para a construção de um futuro melhor para a nossa sociedade com a participação de todos", pontuou o conselheiro.

COMDES

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão de caráter consultivo. O órgão tem como função principal fomentar o diálogo entre os atores da sociedade local, visando à articulação na promoção do desenvolvimento econômico e social do município de São Luís, no âmbito das políticas de longo prazo, que excedem um período de governo. O Comdes é composto por representantes de secretarias municipais; do Poder Legislativo Municipal, além de 30 entidades representantes de diversos setores da sociedade.

Entre as principais propostas implementadas com a contribuição do conselho em 2017 estão a elaboração do Plano Plurianual (PPA); a adesão ao Sistema Integrado RedeSim, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais brasileiras; a implantação do Espaço do Empreendedor; e a capacitação de novos agentes de desenvolvimento.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem